Órgãos Sociais

• Estrutura

instituicao-provedor

Uma palavra do Provedor

É com orgulho que apresentamos à comunidade cibernauta este novo website da instituição. Este apresenta-se mais funcional, mais completo e com um design mais atrativo, substituindo o já existente no portal Mais Barcelos. Uma necessidade premente para uma comunidade que busca em primeira instância a informação online.

Através deste site será mais fácil aceder à nossa história, aos nossos serviços, às nossas atividades e à informação útil, entre outros conteúdos. De realçar a possibilidade de uma maior interação com a instituição, de uma forma mais cómoda, a partir de casa. Será possível, nomeadamente, a submissão de candidaturas online, nas áreas dos recursos humanos e aprovisionamento; a marcação de consultas médicas, na área da saúde ou, ainda, a inscrição em ações e cursos, na área da formação.

De salientar que a História da Santa Casa Misericórdia de Barcelos constitui um motivo de orgulho e de responsabilidade para todos aqueles que presentemente ocupam cargos sociais, para todos os seus Irmãos e para os seus colaboradores.

Ao longo da sua história de mais de cinco séculos de existência, sempre a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos se assumiu como uma das principais instâncias de apoio às franjas da sociedade mais vulneráveis e fragilizadas, como sejam as crianças, os jovens, os idosos, os doentes e os mais pobres.

Para isso, conta com a colaboração dedicada de mais de 350 profissionais, que prestam, nos diversos equipamentos da Instituição, um serviço de excelência.

Os recursos humanos são, aliás, uma das maiores riquezas da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, colaboradores que fazem da Instituição a “sua casa”, que “vestem a camisola” e que dedicam a sua vida ativa na totalidade a esta Instituição.

Propomo-nos continuar a cumprir as obras de misericórdia, corporais e espirituais, cuja atualidade continua e continuará cada vez mais presente, e que nunca será por demais lembrá-las:
- dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar acolhimento aos peregrinos, assistir os enfermos, visitar os presos e sepultar os mortos, como obras corporais;
- dar bom conselho, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar a quem nos ofendeu, sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e rogar a Deus por vivos e defuntos, como obras espirituais.

Tem, a Santa Casa Misericórdia de Barcelos, ao longo da sua história, sabido adaptar-se à mudança dos tempos, às transformações verificadas na Comunidade, acompanhando e fazendo parte dessas mudanças e transformações, adequando as suas respostas às novas necessidades colocadas pela Sociedade.

Olhámos para o futuro expetantes, mas com a confiança suficiente que necessariamente uma Instituição com esta História nos dá.

Bem hajam!

isntituicao-estrutura