servico-de-psicologia-promoveu-acoes-humanizar-para-bem-cuidar

Serviço de psicologia promoveu ações "Humanizar para bem cuidar"

O Serviço de Psicologia promoveu ações de sensibilização subordinadas ao tema “Humanizar para bem cuidar”, direcionada a todos os colaboradores da valência da terceira idade que prestam cuidados.

Estas decorreram no Lar Santo André nos passados dias 16 e 23 de maio, tendo como objetivo geral a sensibilização dos técnicos e auxiliares para a importância da humanização do trabalho com os utentes, isto é, a pertinência de todos olharmos para o utente como um ser individual que tem uma história de vida e traços de personalidade únicos que devem ser tidos em conta na hora do cuidar.

De forma mais específica, pretendeu-se:

- Permitir que cada um pudesse refletir sobre as suas relações com os idosos;

- Promover a escuta ativa nos momentos em que cuidam;

- Fornecer informação sobre as diferentes técnicas, estratégias e competências emocionais que poderão ser utilizadas para uma maior eficácia na resolução de conflitos.

Criou-se um ambiente caloroso em que os colaboradores puderam não só esclarecer as suas dúvidas mas também partilhar a forma como cuidam e as dificuldades e angústias que por vezes sentem.

Os participantes fizeram um balanço muito positivo e satisfatório das sessões.

Todos se mostraram muito satisfeitos na apreciação global da ação, das dinamizadoras e da organização, afirmando que recomendavam a ação a outro colega.

 


SCM Barcelos, 25-05-2018

Notícias