lancamento-do-3-volume-apontamentos-para-a-historia-de-barcelos

Lançamento do 3º volume "Apontamentos para a História de Barcelos"

“A grande mais-valia deste volume está na transcrição de manuscritos medievais que pertenciam ao arquivo do Solar dos Pinheiros e da Casa dos Azevedos, onde aparecem algumas cartas inéditas de S. Nuno de Santa Maria, no qual se apresentam algumas novidades” frisou o Pe. António Júlio Trigueiros na apresentação do III volume do Livro “Apontamentos para a História de Barcelos”, de António Almeida Ferraz, conceituado médico barcelense e ilustre provedor desta santa Casa entre 1877 e 1878.

Nesta apresentação, que decorreu no passado dia 8 de junho, no auditório da Misericórdia de Barcelos, o Pe. António Júlio Trigueiros esteve acompanhado do Provedor Firmino Lopes, da Presidente da Assembleia Geral da SCMB Manuela Dantas e da Vereadora da Câmara Armandina Saleiro, perante uma vasta plateia na qual se encontravam também os descendentes do autor.

A apresentação iniciou com um momento musical pelo quinteto da Banda Musical de Oliveira.

Ao longo de mais de trezentas páginas são apresentados temas desde Barcelos, Freguesias Famílias/casa, património religioso, administração pública, vida militar, Rio Cávado, caminho-de-ferro, curtas biografias de barcelenses e outros.

Estes manuscritos foram redigidos por António Almeida Ferraz, ao longo de cerca de 22 anos, entre 1894 e 1916. Este é considerado o maior trabalho que alguma vez se escreveu sobre Barcelos. Ao longo da sua pesquisa, o autor foi tratando centenas de temas, sem uma ordem aparente, que compõe a história de Barcelos, o seu património, as suas tradições e nomes das gentes de Barcelos.

À semelhança das edições anteriores, a fixação do texto foi da responsabilidade do Pe. António Júlio Trigueiros e as fotografias de José Eduardo Reis, numa coedição da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e da Câmara Municipal de Barcelos.

O evento encerrou oficialmente o programa comemorativo dos 518 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

Este IIIº volume encontra-se à venda nos Serviços Centrais da Santa Casa e, em breve, nas livrarias barcelenses, pelo valor de 30€.

 


SCM Barcelos, 11-06-2018

Notícias