santa-casa-apoia-projeto-para-a-prevencao-de-ulceras-de-pressao

Santa Casa apoia projeto para a prevenção de úlceras de pressão

Denominado de “Active Rest”, este projeto visa desenvolver um resguardo têxtil de colchão, ativo e inteligente que integra um sistema de mapeamento de pressões.

 

ActiveRest_apresentação4

Figura 1. Resguardo têxtil 

 

Desta forma, será possível detetar as regiões corporais que se encontram sobre pressão excessiva e, com base nesta informação, o sistema de atuação – uma aplicação móvel - responderá de modo a redistribuir e a aliviar a pressão nos pontos críticos, evitando assim o desenvolvimento de uma possível úlcera de pressão.

ActiveRest_apresentação6

Figura 2. Funcionamento da Aplicação Móvel 

 

As informações recolhidas irão permitir ao cuidador uma maior precisão na prevenção e tratamento de doentes com esta patologia. As úlceras de pressão são feridas que se desenvolvem na pele, causadas pela fricção com alguma superfície, atingindo essencialmente doentes com pouca ou nenhuma mobilidade.

Este projeto é uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com a colaboração de outros parceiros. A Misericórdia de Barcelos apoia esta investigação, que se encontra em fase de teste, de forma a contribuir para o desenvolvimento de respostas preventivas para potenciais doentes que possam vir a desenvolver esta patologia. Os equipamentos estão a ser testados por colaboradores da instituição. 

 


SCM Barcelos, 19-12-2018

Notícias