perto-de-500-pessoas-participaram-na-caminhada-solidaria

Perto de 500 pessoas participaram na caminhada solidária

Evento solidário assinalou também o Dia Internacional da Família

Perto de 500 pessoas participaram, este domingo, na Caminhada Solidária promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), no âmbito das comemorações do seu 519.º aniversário. Utentes e familiares, colaboradores da instituição, Órgãos Sociais, bem como a restante comunidade barcelense, associaram-se ao evento, que aliou desporto, solidariedade e Formação Cristã, numa jornada de boa disposição, companheirismo e simbolismo. Aludindo às sete obras corporais de Misericórdia, ao longo de um percurso de cerca de sete quilómetros – entre a Igreja da Misericórdia e o Jardim Velho –, foram feitas sete paragens, cada uma delas com representação de cada uma das obras corporais de Misericórdia, através de quadros construídos pelas crianças e leitura associada. O evento assinalou também o Dia Internacional da Família (no âmbito das atividades da área de intervenção de Educação na Infância).

“Queríamos, nesta iniciativa, congregar várias pessoas, oriundas das diferentes respostas sociais da instituição, mas com uma organização muito centrada, neste caso, na Educação na Infância. Ainda assim, contámos também com muitas pessoas das áreas da Saúde, das Pessoas Idosas, da Formação e, sobretudo, conseguimos que a comunidade em geral se associasse a esta caminhada, que foi um sucesso!”, considerou, no final, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis.

A inscrição era gratuita, mas os participantes foram convidados a entregar um bem alimentar, para ajudar a “dar de comer a quem tem fome”. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos louva o altruísmo de todos aqueles que contribuíram, sendo que os bens alimentares angariados serão, posteriormente, distribuídos pelas famílias que a Misericórdia de Barcelos apoia. O evento contou com o apoio dos Amigos da Montanha e também um grupo de moradores da Urbanização de S. José se associou à iniciativa.

Programa vasto e diversificado

De Abril até este domingo, foram já várias as iniciativas inseridas no programa comemorativo dos 519 anos da SCMB. “Quisemos que o programa fosse, o mais possível, abrangente, numa perspetiva de que cada uma das áreas de intervenção da instituição tivesse momentos dedicados e abertos à comunidade, mais abertos até do que aquilo que é habitual, e, nessa medida, idealizámos um programa que não se circunscreve ao mês de Maio e também não é apenas centrado naquilo que são as atividades habituais”, sublinhou o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis. Entretanto, a Celebração do Aniversário acontecerá no próximo sábado, a partir das 15h30, com eucaristia de Ação de Graças e um momento de Reconhecimento Profissional.

ÁLBUM DE FOTOS

SCM Barcelos, 19-05-2019