Cultural


  • Núcleo Museológico

patrimonio-cultural

Núcleo Museológico

No seu longo caminho de vida, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, foi construindo e enriquecendo a sua já vasta história com um adjacente espólio que se traduz não só no aspeto monumental como numa significativa variedade, foi pois possível conservar até à nossa atualidade, um vasto acervo documental e um ainda maior espólio artístico percorrendo diversas tipologias, desde múltiplos quadros além de peças de ourivesaria e mesmo estatuária, além de variadas peças relacionadas com o culto, como os paramentos, tão associado a esta instituição.

Preservado este tesouro, protegido e reconhecidamente importante, há algum tempo que este rico espólio tem merecido a atenção não só das sucessivas Mesas Administrativas como até de algumas pessoas, no caso, mordomos, que se mostraram sensíveis à ideia de pegar nesse espólio e dar-lhe o devido local de “repouso”, a fim de olhar pela sua conservação, através da implementação de uma unidade museológica.

O Núcleo Museológico contempla as diversas facetas que caracterizam da história da SCMB: a religiosa, a cultural e a artística

A parte religiosa engloba obviamente a área destinada ao culto bem como a adjacente sacristia onde se encontram paramentos e símbolos muito antigos.

Lateralmente ao corpo central, do lado esquerdo, onde antigamente esteve a farmácia, é o local privilegiado para a zona do Arquivo Leonor. Do lado direito, a entrada da antiga recessão do velho hospital proporciona o acesso ao designado pátio que foi estrategicamente escolhido como a zona fulcral do museu. Neste pátio, após a retirada do tanque existente, instalou-se o auditório para a realização de sessões de todo o género com uma capacidade para uma centena de pessoas. Nesse mesmo espaço existe ligação para outro piso superior, onde atualmente funciona a sala de formação. Íntegra ainda este Núcleo o atual Salão Nobre, a antiga Sala de Reuniões da Mesa Administrativa e o Gabinete do Provedor.