Projeto ELOS

Este projeto é dinamizado por um conjunto de pessoas que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete de acordo com as suas aptidões/capacidades/gostos pessoais e de acordo com a sua disponibilidade, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora, neste caso a SCMB.

O Projeto de Voluntariado centra a sua ação numa promoção efetiva da qualidade de vida dos utentes das diversas valências, prestando apoio às respostas sociais da infância, efetuando um acompanhamento das rotinas de sala, da terceira idade promovendo um envelhecimento ativo e da saúde, efetuando um acompanhamento aos utentes internados na Unidade de Cuidados Continuados.

Estas ações de intervenção permitem colmatar as necessidades identificadas, de forma a colaborar no processo de criação de condições de bem-estar a todos os que usufruem dos serviços prestados pela Santa Casa.

Dado o constante agravamento da crise socioeconómica, que afeta cada vez mais agregados familiares, o projeto desenvolve um conjunto de ações (eventos de fundraising, angariação de mecenas e recolhas de produtos) por forma a minimizar o impacto negativo desta problemática.

São imensas as características para que a ação do voluntário seja bem-sucedida, destacamos vocação, atitude solidária e interesse genuíno, respeito e tolerância, idoneidade moral e humana, iniciativa e pro-atividade, sentido de responsabilidade, capacidade de estabelecer relações empáticas, atitude assertiva e otimista, capacidade de trabalho em equipa, bom relacionamento interpessoal, boa capacidade de comunicação, disponibilidade de tempo e condições físicas e psíquicas adequadas.

Responsável: Ana Ferreira

MORADA | Largo Dr. José Novais, nº34    4750-310 Barcelos

TELEFONE | 253 774 094    TELEMÓVEL | 917 747 288

EMAIL: social@misericordiabarcelos.pt

30 Jul
grupo-de-escuteiros-em-acao-de-voluntariado-na-santa-casa

Grupo de escuteiros em ação de voluntariado na Santa Casa

A Misericórdia de Barcelos recebeu, esta segunda-feira, o agrupamento de escuteiros 597, de Tires, para uma ação de voluntariado. Os voluntários estiveram nos lares da instituição e na Unidade de Cuidados Continuados, onde ajudaram nas tarefas diárias e divertiram os nossos utentes com jogos.  Clique na foto para ver o álbum.

acao-de-formacao-procura-ativa-de-emprego

Ação de formação: Procura Ativa de Emprego

Esta centrou-se na capacitação para uma entrevista de emprego. No final, e resultante de uma parceria com a Escola Bellekorpus”, foram oferecidos tratamentos de estética e serviço de cabeleireiro. A sessão de estética decorreu no dia 14 de novembro nas instalações da Bellekorpus, e contou com a participação das nossas utentes. Esta foi uma tarde diferente e cheia de glamour. O resultado final foi muito positivo, sendo que o testemunho das participantes se resumiu a “foi uma tarde muito bem passada” que foi uma “maravilha”, “todos, sem exceção foram muito amáveis e prestáveis”.

05 Jul
m33ting-you-for-a-cause-concretizar-sonhos-e-contribuir-para-uma-boa-causa

M33ting You for a cause: Concretizar sonhos e contribuir para uma boa causa

No total foram angariados cerca de 6000 euros, verba que reverte na totalidade a favor da Loja Social. O evento, apresentado pelos locutores da Rádio Nove3cinco Leandro Covinha e Sara Oliveira, contou com a participação dos Dj’s Lee Faria e Hélder Faria, Lipe Percussion, Fububeatbox, Bárbara Carvalho e Soulfly Art Lovers, que animaram a tarde no pavilhão municipal de Barcelos. A influenciadora digital Adriana Lima, a Miss Teenager Europe 2016 Sara Oliveira e os youtubers Wuant e Owhana foram os grandes convidados desta festa, sendo entrevistados e, depois, interagindo com os seus fãs. Foram, assim, proporcionados grandes momentos aos mais jovens que manifestaram, ao longo do espetáculo, grande entusiasmo. “Esta iniciativa solidária teve um duplo sabor: conseguimos verbas para criar infraestruturas dignas para a loja social e também permitimos que os mais pequenos se divertissem e sobretudo estivessem junto dos seus ídolos, algo que para muitos entendemos que de outra forma seria impossível. Este é o resultado de muito trabalho pelo que agradeço a todos os que contribuíram para que este evento fosse um sucesso. Obrigado aos colaboradores, patrocinadores, pontos de venda, Escuteiros de S. Veríssimo e Silveiros e todos os que se associaram a nós.”, afirmou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Firmino Silva, no final do evento.   Veja aqui o filme do evento!

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario