Loja Social

A Santa Casa da Misericórdia encontra-se a iniciar um novo projeto – LOJA SOCIAL – para o combate à exclusão social.

A criação desta Loja Social tem por principal objetivo suprir as necessidades imediatas das famílias carenciadas do concelho, por forma a promover e contribuir para a melhoria das condições de vida, através da recolha e distribuição de bens usados e novos, doados por particulares ou empresas.

A Santa Casa da Misericórdia pretende dinamizar esta resposta tendo por base não só a atribuição, totalmente gratuita, de bens a famílias comprovadamente carenciadas, sendo esta análise feita através de uma avaliação social estruturada, mas também potenciando uma responsabilidade cívica e comunitária nestas famílias, mediante o compromisso que estas assumem, junto com a equipa técnica do projeto, para a criação de um plano individual que será monitorizado por ambas as partes.

ATENDIMENTO NA MORADA | Campo da República 4750-275 Barcelos

TELEFONE | 253 802 270

EMAIL: [email protected]

11 Abr
obrigado

Obrigado!

Agradecemos a todos os que, desafiados pela Misericórdia de Barcelos, através do seu serviço de Ação Social e Voluntariado, participaram e contribuíram na Campanha Solidária de Páscoa. Entre 18 de março e 2 de abril, nas várias unidades operacionais da SCMB, mas também nos supermercados parceiros – Auchan (Rio Côvo), Notável (Arcozelo) e E.Leclerc (Barcelinhos) –, foram recolhidos 847 bens de primeira necessidade (produtos alimentares e de higiene pessoal e do lar), que se destinam a apoiar mais de 65 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.  Esta iniciativa contou com a participação de duas dezenas de voluntários – oito estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no âmbito do protocolo interinstitucional IPCA+Valor, e 12 voluntários da SCMB. Terminada a campanha, reiteramos o nosso agradecimento à comunidade, pela generosidade e partilha, assim como aos supermercados que, mais uma vez, se associaram a esta iniciativa solidária. Aos voluntários, deixamos uma palavra de gratidão e louvor pelo precioso contributo e por disponibilizarem o seu tempo e esforço em prol da solidariedade. [ALBUM:876]

07 Dez
scmb-reconhecida-pela-sua-intervencao-no-voluntariado

SCMB reconhecida pela sua intervenção no Voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) foi uma das instituições reconhecidas, ontem, pelo seu trabalho na área do voluntariado. “As pessoas que fazem voluntariado connosco são uma das forças motrizes da instituição”, sublinha a equipa da área de Ação Social e Voluntariado. “Através do voluntariado, envolvemos a comunidade na dinamização e promoção de atividades que se demonstrem necessárias nas diferentes áreas de intervenção da SCMB”, explica.     Atualmente, a Misericórdia de Barcelos conta com a “dedicação sem preço” de 54 voluntários ativos, integrados nas diversas Unidades da Santa Casa na realização das atividades de sete projetos de voluntariado. Além disso, em 2023 recebemos mais 78 jovens voluntárias internacionais, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude. A SCMB foi ainda distinguida enquanto instituição co-coordenadora do Grupo Temático do Voluntariado. O reconhecimento da SCMB aconteceu na I Gala do Voluntariado, promovida pelo Município de Barcelos, em semana em que se assinalou o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro). Em nota de imprensa, o Município de Barcelos sublinhou a intenção de “contribuir para a promoção e valorização do voluntariado e, simultaneamente, impulsionar a responsabilidade social e o aumento de projetos nesta área”.   O voluntariado é para aqueles que se atrevem a fazer a diferença! Se quiser juntar-se a nós e deixa a sua marca, saiba mais em: Campo da República, 4750-275 Barcelos | Telef.: 253 802 270 | E-mail: [email protected]   (Fotos: SCMB e CMB)

12 Out
colabore-na-erradicacao-da-pobreza

Colabore na erradicação da pobreza

Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, acreditamos que “erradicar a pobreza depende de todos”. Por isso, desafiamos a comunidade a juntar-se a nós na ajuda a quem mais precisa. Assim, entre 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – e 19 de novembro – Dia Mundial dos Pobres –, decorrerá uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade (alimentos e produtos de higiene). Poderá contribuir, a título de exemplo, com: Leite Azeite Óleo Cereais Enlatados e Conservas Massa Arroz Farinha Grão Açúcar Shampô Gel de banho Desodorizante Detergente e amaciador da roupa Detergente da louça Lava-tudo Etc. Os pontos de entrega estarão colocados nas várias unidades operacionais da SCMB, à entrada da Igreja da Misericórdia e em superfícies comerciais parceiras da SCMB. Agradecemos, desde já, a todos os que contribuírem, certos de que estarão a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, acompanhadas pela área de Ação Social e Voluntariado da SCMB.

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario