Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

Com a prestação dos serviços desta valência, a Santa Casa da Misericórdia pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias, assegurando a satisfação das suas necessidades básicas; retardar o processo de institucionalização; prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial de modo a contribuir para o equilíbrio e bem-estar de todos, assim como colaborar na prestação de cuidados de saúde.

O SAD disponibiliza aos seus utentes os seguintes serviços:
- Prestação de cuidados de higiene e conforto;
- Arrumação e pequenas limpezas no domicilio;
- Confeção, transporte e/ou distribuição de refeições;
- Tratamento de roupas;
- Aquisição de géneros alimentícios e outros artigos;
- Apoio psicossocial;
- Outros

Esta resposta social funciona de 2ª a domingo e tem a sua sede no Lar Nossa Senhora da Misericórdia.
Os elementos que compõem a equipa de trabalho possuem formação em geriatria, assim como em diversas áreas diretamente ligadas à problemática.

Diretor Técnico: Hélder Longras

A resposta existe, igualmente, em Silveiros, servindo aquela freguesia e as circunvizinhas. A sua sede é no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e funciona de 2ª a 6ª feira.

Diretora Técnica: Carla Pereira

LAR NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

MORADA | Rua Dr. Santos Júnior | 4750 Barcelos

TELEFONE | 253 181 111

EMAIL | lnsm@misericordiabarcelos.pt

CENTRO SOCIAL COMENDADORA MARIA EVA NUNES CORRÊA - SILVEIROS

MORADA | Rua de S. João nº703 | 4775-230 Silveiros

TELEFONE | 252 96 0300

EMAIL | css@misericordiabarcelos.pt

festa-em-honra-de-santo-andre

Festa em honra de Santo André

A Festa em honra de Santo André iniciou com a abertura da Exposição "Trajes de Folclore Minhoto", com a participação do Museu do Traje de Viana do Castelo e do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos S. Martinho. Seguiu-se a celebração eucarística no Lar Santo André pelo Frei Hermano Filipe, animada pelo Grupo Coral de Barcelos. Para continuar a festa esteve, depois, o IAESM- Instituto autodidacta com danças tradicionais. Por fim, realizou-se o lanche convívio e reviveu-se a tradição da Fogueira de Santo André. Clique na foto para ver o álbum!

utentes-confeccionam-bolo-rei

Utentes confeccionam Bolo Rei

Os utentes da Valência da Terceira Idade visitaram a Pastelaria Rosa Citilante, no passado dia 29 de novembro, para confeccionar um dos tradicionais bolos da época natalícia - o famoso Bolo Rei.  Os idosos prepararam um tabuleiro desta iguaria, ajudando no molde da massa, na colocação do ovo, dos frutos secos, da fruta cristalizada e do açucar.  Uma atividade muito apreciada por todos. Obrigada à Pastelaria Rosa Cintilante por nos receber.    Clique na foto para ver o álbum.

s-martinho-assinalado-na-valencia-da-terceira-idade

S. Martinho assinalado na Valência da Terceira Idade

A Valência da Terceira Idade assinalou o S. Martinho, no passado dia 9 de novembro, com um tradicional magusto animado com música e teatro, nos vários lares da instituição. Um agradecimento especial aos artistas que animaram estas festas: Adelina Rei (Coro Sénior de Esposende) no Lar Santo André, Grupo das Concertinas de Barcelinhos no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, Carlos Verde no Lar Rainha Dona Leonor e com a sua concertina o João, no Centro Social de Silveiros.  Veja as fotos aqui: Centro Social de Silveiros Lar Santo André Lar Rainha Dona Leonor Lar Nossa Senhora da Misericórdia

LARES E SERVIÇOS