casa-de-santa-maria-acolhera-residencia-para-estudantes

Casa de Santa Maria acolherá residência para estudantes

Já foi assinado o contrato de financiamento para a reabilitação do edifício

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), Nuno Reis, assinou, na passada quinta-feira, 15 de setembro, o contrato-programa que formaliza o financiamento do projeto de reabilitação da Casa de Santa Maria para alojamento de estudantes do ensino superior. A cerimónia de assinatura contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

No final da cerimónia, que decorreu na Academia de Ciências de Lisboa, foi destacada a relevância desta intervenção, não só por permitir salvaguardar património antigo – devoluto há já alguns anos – e trazer mais pessoas a viver no centro da cidade, mas ainda pela função social de contribuir para o alojamento de “estudantes deslocados, designadamente os mais desfavorecidos economicamente, dando resposta às necessidades que a pressão do mercado imobiliário impôs, sobretudo nos últimos anos”.

A candidatura ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior foi desenvolvida por colaboradores da Santa Casa de Barcelos. O projeto de reabilitação da Casa de Santa Maria atenta na proteção e preservação histórica do edificado, que remonta ao século XVIII. O financiamento com uma verba de €1.404.165 euros permitirá disponibilizar 43 camas de residência estudantil para estudantes do ensino superior carenciados e deslocados.

A primeira fase da reabilitação da Casa de Santa Maria decorrerá no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência –, gerido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

PNAES_Assinatura contrato financiamento_01_Foto de José João Bica_Portal do Governo


SCM Barcelos, 19-09-2022

Notícias