na-scmb-sensibiliza-se-para-a-prevencao-do-cancro-da-mama

Na SCMB, sensibiliza-se para a prevenção do cancro da mama

De acordo com os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é, entre as mulheres, o mais frequente, em Portugal e em todo o mundo. Como em tantas outras doenças, prevenir é importante e o rastreio essencial, pois, se o cancro for detetado precocemente, a probabilidade de o tratamento ser menos invasivo e, a par disso, bem-sucedido é mais elevada.

Mês de efemérides relacionadas com o cancro da mama, outubro ‘veste-se’ também de rosa. A Liga Portuguesa Contra o Cancro recorda que o movimento “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com vista a “inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama”.

Também por cá, na Misericórdia de Barcelos, lembramos a importância da prevenção do cancro da mama e ainda de um diagnóstico precoce, desde logo, através de rastreio. 

No Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor, bem como na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, assinalamos o “Outubro Rosa”, com a entrega simbólica de um laço cor-de-rosa a cada um dos utentes, num momento de partilha, em que, mais uma vez, sublinhamos a importância de cada um de nós estar atento à sua saúde.

Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor

Outubro Rosa 2022_ LM_LRDL_01

UCCI de Santo António

Outubro Rosa 2022_ UCCI_01


SCM Barcelos, 19-10-2022

Notícias