misericordia-de-barcelos-acolhe-e-da-a-conhecer-obra-de-moita-macedo

Misericórdia de Barcelos acolhe e dá a conhecer obra de Moita Macedo

Exposição “Memografismo da Imagem e da Palavra” está patente até 22 de março

O Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) está de portas abertas à comunidade para dar a conhecer a obra de Moita Macedo (1930-1983), alguém que, pela sua tão distintiva fusão entre a imagem e a palavra, se dizia “pintar versos, escrever quadros” e que identificava “Na poesia a cor/ no quadro o verso”. “Memografismo da Imagem e da Palavra” é mote para esta exposição de pintura e poemas de Moita Macedo, que a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e o Município de Barcelos acolhem, desde este sábado até 22 de março de 2025.

Artista multifacetado, Moita Macedo partiu prematuramente, em 1983, mas teve, até aí, “uma atividade artística muito intensa, enquanto pintor, enquanto escultor, enquanto poeta, e deixou-nos um legado que, em termos contemporâneos, merece e deve ser conhecido”, conforme destacou, na inauguração, o provedor da Misericórdia de Barcelos. Nuno Reis acrescentou, logo depois, que esta exposição é “também o contributo da SCMB para dar a conhecer o artista Moita Macedo, que, atestam os grandes entendidos de arte contemporânea, deixa uma marca que perdura para além do tempo”.

No final de um ano marcante para a SCMB, “uma das mais antigas organizações de bem-fazer do país, com presença muito marcada no setor social”, as comemorações dos 525 anos da instituição evidenciam a “grande aposta em partilhar, em abrir-se à comunidade”. “Ensinar continua a ser uma das Obras de Misericórdia e que melhor forma de ensinar do que partilhar cultura, dar a conhecer” Moita Macedo, através das suas obras, algumas das quais, nunca expostas.

Presente na inauguração, um dos filhos do artista, Paulo Macedo, sublinhou a satisfação de esta exposição acontecer em Barcelos: “A família tem tido interesse de divulgar a obra e de que fiquem registos, designadamente, os catálogos, as críticas, os textos, as peças em vídeo que têm sido feitas, e é também importante que saia de Lisboa. […] Estamos naturalmente satisfeitos de haver um conjunto alargado de pessoas que veja a obra. É importante que possam apreciar e emitir o seu juízo”. “Acho que a Misericórdia [de Barcelos], além do seu foco, que tem um papel muito importante na sociedade, tenta estar aberta à sociedade de outras formas, através de conferências, de exposições, de publicações. Parece-me que é muito positivo”, rematou Paulo Macedo.

 

Entre as imagens e as palavras…

Cores intensas, criações sobretudo abstratas, recurso a materiais e suportes diversos. Anjos, Cristos, Caravelas, criações abstratas, outras representações e temáticas. Palavras, versos que pintam. “Memografismo da Imagem e da Palavra” reúne obras – pintura e poemas – de Moita Macedo (1930-1983), artista distinto e de enorme relevância no panorama cultural português. Ao longo da exposição – que se reparte entre o Núcleo Museológico da SCMB e a Galeria Municipal de Arte –, é possibilitada uma visão abrangente e integrada da obra de Moita Macedo, convidando os visitantes e apreciadores, através das suas criações, a explorar, igualmente, esta tão distintiva fusão entre a imagem e a palavra.

A inauguração de “Memografismo da Imagem e da Palavra” decorreu, primeiramente, na SCMB, seguindo-se um outro momento na Galeria Municipal de Arte. Aí, regozijando-se com a realização desta exposição conjunta, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, reiterou “o orgulho e a honra para Barcelos receber esta exposição de um homem importante do nosso mundo artístico e que, através da sua poesia e das suas pinturas, nos deixa um legado muito importante”.

A exposição “Memografismo da Imagem e da Palavra” pode ser visitada e apreciada até 22 de março. A entrada é gratuita.

SCMB_ Exposição Moita Macedo_ 01


SCM Barcelos, 14-12-2024

Notícias