barcelenses-fizeram-fila-no-open-day-da-misericordia

Barcelenses fizeram fila no Open Day da Misericórdia

Centro de Medicina Física e de Reabilitação da instituição barcelense abriu as portas à população

Apesar da chuva, foram muitos os barcelenses que aderiram e participaram, este sábado, no dia aberto do Polo da Saúde da Misericórdia de Barcelos.

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação esteve de portas abertas à população, que, gratuitamente, pôde conhecer e experimentar vários serviços. Das massagens de relaxamento e Vichy, passando pela banheira de hidromassagem ou pelos Banhos Turco e Escocês, pelo Pilates Clínico, foram muitos os barcelenses que puderam experimentar os vários serviços e tratamentos de que o CMFR dispõe. “Importa dar a conhecer o que de bom já se faz num Centro de Medicina Física e de Reabilitação que todos os dias trata e reabilita mais de 600 pessoas em ambulatório, que tem profissionais de toda a região e que são referências nas respetivas áreas de especialização. No desenho deste Open Day, foram tidas em conta algumas áreas em que temos serviços de referência e que importa serem cada vez mais valorizados. Queremos abrir à população, em geral, o que de bom se faz no polo de Saúde da Santa Casa”, sublinhou o Provedor da instituição, Nuno Reis.

A manhã foi pensada ao pormenor, procurando “ir ao encontro daquilo que são os anseios da população, começando por dar a conhecer o Centro e falar também sobre temas pertinentes”, referiu, na mesma linha, o coordenador da Valência de Saúde, Ricardo Vieira. “Sabemos que as disfunções do pavimento pélvico afetam grande parte da população – em particular pessoas idosas e pessoas que tiveram problemas sobretudo neurológicos – e consideramos logo este tema, para que possamos dar informação à população e mostrar que temos este serviço muito bem desenvolvido, através de pessoas altamente especializadas, nomeadamente na reabilitação”. Além disso, decorreu uma mega-aula de Pilates Clínico, que “é também um serviço de que dispomos, que serve sobretudo pessoas que tenham já alguma patologia, mas também para prevenir problemas”. A fechar a manhã, realizou-se uma hora aberta de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, que, explicou o coordenador da Valência de Saúde, “são duas formas de reabilitação menos conhecidas que a fisioterapia, mas que fazem uma boa complementaridade a tudo aquilo que é um tratamento global de que as pessoas possam necessitar”. Ricardo Vieira acrescentou ainda que “temos pessoas novas, temos pessoas que também já frequentam o Centro e, sobretudo, temos um espírito de união entre todos, entre colaboradores, pessoas que cá estão e outras que nunca tinham estado e é esse o espírito do Open Day”.

No final, o balanço foi “extremamente positivo”. “Se é verdade que o clima não nos ajudou, independentemente disso, a afluência de pessoas superou todas as expectativas iniciais que tínhamos e, portanto, é um balanço extremamente positivo”, concluiu o Provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis.

 

Misericórdia de Barcelos aposta na Saúde

 

“A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está a apostar no seu Polo de Saúde”. A garantia é deixada pelo Provedor da instituição, Nuno Reis, que, logo depois, explica: “A SCMB disponibiliza serviços na área da Medicina Física e de Reabilitação num horário alargado, à semana, até às 22h00, que está a ter cada vez mais procura por parte da população, e alargou também ao sábado a sua panóplia de atividades”. Mais novidades, de resto, podem surgiu em breve: “Esta nova edição do Open Day serve de ponto de partida para um conjunto de tratamentos complementares que, num futuro próximo, esperamos vir a prestar à população”.

 

DSC_0011


SCM Barcelos, 21-09-2019

Notícias