misericordia-em-momentos

Misericórdia em Momentos

No princípio do mês, a 5 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional do Voluntariado. A efeméride foi estabelecida em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de sensibilizar para o voluntariado e apoiar grupos dedicados a ações voluntárias. Em Barcelos, o Dia Internacional do Voluntariado foi assinalado com um percurso pelas ruas da cidade. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito da parceria com o Banco Local de Voluntariado, associou-se a este momento.

Foram também os voluntários da instituição que organizaram os cabazes de Natal, que permitiram que 56 famílias tivessem uma ceia mais digna. Cada cabaz foi composto por géneros alimentares que colaboradores, famílias e utentes da Misericórdia de Barcelos partilharam, por ocasião da Recolha de Alimentos – que decorreu em todas as unidades da Santa Casa – e também na Ceia de Natal.

Ainda na área da Ação Social e Voluntariado, em véspera de Natal, no dia 23 de dezembro, um grupo de seis crianças, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos, da Catequese de Remelhe veio à Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António para uma ação de voluntariado com os utentes. Incutindo o espírito solidário e a prática de voluntariado, as crianças entregaram um desenho a cada um dos utentes internados na UCCI, promovendo um convívio intergeracional. Como forma de retribuir, os utentes ofereceram uma estrela, para que cada menino pendurasse no Pinheiro de Natal.

No dia seguinte, a 24 de dezembro, o Agrupamento 1150, de Silveiros, realizou a já tradicional visita de Natal ao Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros. Além dos votos de um Feliz Natal, levaram também algumas canções natalícias e inúmeros sorrisos para partilhar.

A quadra natalícia voltou a ser vivida de forma intensa e mágica pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – das crianças às pessoas idosas, passando pelos doentes. Além das festividades, a magia da época natalícia foi vivida ao longo do mês, na Creche As Formiguinhas e também na tradicional Ceia, no Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM), na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António (UCCI) e no Lar Rainha Dona Leonor (LRDL).

A propósito do Projeto “Afetos Partilhados”, da área de Educação na Infância, a época natalícia foi representada no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, através da construção de um presépio, com a colaboração da área das Pessoas Idosas. A atividade intergeracional juntou crianças e idosos numa festa onde não faltou o brilho das luzes de Natal, as figuras do presépio preparadas com tanto gosto e as músicas natalícias cantadas pelos meninos.

Ainda no princípio do mês (6 de dezembro), realizou-se um simulacro, no Infantário Rainha Santa Isabel, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. Nesta iniciativa participaram Educadoras, Auxiliares de Ação Educativa e de Serviços Gerais, que souberam organizar ordeiramente o seu grupo de crianças, evacuando-as para local seguro.

----------------------

- Dia Internacional do Voluntariado -