criatividade-e-formacao-de-maos-dadas

Criatividade e Formação de mãos dadas

15 pessoas participaram na ação promovida pela Misericórdia de Barcelos

15 pessoas participaram na formação modular certificada em “Expressão plástica - técnicas e materiais”, promovida pelo Centro de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, no âmbito do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE).

A ação tinha como principal objetivo “dotar os formandos de novas técnicas a nível de expressão plástica”. Assim, foram abordadas técnicas distintas para suportes diversificados – como o recorte, a moldagem, a colagem ou a pintura –, procurando utilizar, dentro dos possíveis, materiais reciclados ou que não exigissem muitos recursos financeiros.

De acordo com a formadora, Sandra Silva, desde início, os formandos mostraram-se “sempre muito motivados, mesmo aquelas pessoas que tinham algumas limitações – temos aqui o caso de uma formanda que tem uma limitação física –, mas tentamos simplificar as técnicas, de forma a que elas realmente conseguissem efetuar os trabalhos”. Andreia Vieira foi uma das formandas a chegar ao fim da ação com a sensação de trabalho cumprido, porque, mais uma vez, conseguiu superar barreiras. “Acho que, independentemente das minhas limitações, posso ir mais além. E os meus colegas ajudaram-me muito”, destacou, acrescentando, logo depois que, por “adorar crianças”, decidiu participar na formação. Também Teresa Sousa encontrou nesta ação de formação “uma mais-valia”: “Tenho um filho com síndrome de Asperger e queria tentar encontrar algumas atividades para fazer com ele e, como estou a trabalhar na cantina de uma escola, pode ser uma mais-valia para trabalhar com os meninos”. A formanda exemplificou, de seguida, os trabalhos que desenvolveu, “desde montagens com imagens de jornais, pinturas com palhinha, fazer cãezinhos com um simples pacote de leite, entre outras coisas. Foi aprender novas técnicas, usando coisas simples e básicas que, às vezes, temos em casa e dá para fazer trabalhos engraçadas com os meninos”.

A formadora, Sandra Silva, faz um balanço positivo e nota que alguns formandos, no início, “se calhar até duvidaram das suas qualidades”, mas, “no fim, mostraram-se mesmo surpreendidos com os resultados finais”.

E, numa fase em que importa não baixar guarda, as medidas de prevenção e segurança foram notórias, com a formação a decorrer numa sala “bastante ampla, com a devida distância entre as mesas e com apenas um formando por mesa”. À entrada e à saída, foi disponibilizado gel para a desinfeção das mãos e feita a medição da temperatura. “Tentámos sempre que os trabalhos fossem feitos de forma individual, mas, sendo necessário em grupo, eram, excecionalmente, duas pessoas por cada mesa e com as devidas medidas de segurança”, explicou a formadora, Sandra Silva.

A formanda Teresa Sousa corroborou: “Senti-me segura”. “Tenho todos os cuidados, mas, aqui na formação, temos sempre tudo disponível, desde higienização, desinfetante, por isso senti-me segura, sim”, rematou.

Formação_001_Expressão_Plástica


SCM Barcelos, 17-11-2020

Notícias