colaboradores-da-scmb-com-preparacao-em-suporte-basico-de-vida

Colaboradores da SCMB com preparação em Suporte Básico de Vida

Ao longo do mês de março, cerca de 31 colaboradores da SCMB – das áreas das Pessoas Idosas e Educação na Infância – participaram na formação em Suporte Básico de Vida (SBV). A ação teve como objetivo principal capacitar os colaboradores, de modo a poderem “responder eficazmente a uma situação emergente de paragem cardiorrespiratória ou obstrução da via aérea”. A sessão formativa foi orientada por José Simões, dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

“Nos dias que correm, os utentes dos lares são cada vez mais debilitados e, por isso, as equipas de todas as instituições devem ter uma noção básica de primeiros socorros e, neste caso em concreto, como se executa as manobras de suporte básico de vida”.

Quem o diz é Ana Margarida Santos, uma das participantes na ação de formação. Colaboradora no Lar Nossa Senhora da Misericórdia há um ano e meio, Ana Margarida Santos lembra que os familiares/responsáveis dos utentes confiam nos profissionais da Santa Casa para o cuidado e tratamento das pessoas idosas e, por isso, defende que haja “um conjunto de formações para que os colaboradores estejam preparados e consigam atuar em situações específicas”.

Referindo-se concretamente à formação de SBV e à manobra para a desobstrução da via aérea (manobra de Heimlich), Ana Margarida Santos refere que os conteúdos foram trabalhados de “forma clara e eficaz para a possível compreensão e a sucessiva aprendizagem” dos colaboradores participantes. No dia a dia profissional, observa, “a probabilidade de colocar em prática este tipo de manobras é muito grande, onde todos os minutos são importantes para o salvamento e tratamento do doente e, por isso, a importância de saber o que fazer e como reagir em cada situação até a ajuda médica chegar”.

Também nas unidades de Educação na Infância esta formação assume relevância. “Considero muito importante toda a equipa pedagógica ter formação em SBV, pois, numa situação de emergência, com estes conhecimentos, podemos ajudar a salvar a vida de uma das nossas crianças, de uma das nossas colegas ou até de um nosso familiar”, conta Diana Brito, educadora de infância há 20 anos, com o cargo de diretora técnica da Creche “As Formiguinhas”.

“O SBV é a primeira medida a ser tomada no caso de uma vítima em paragem cardiorrespiratória e o seu início precoce determina a hipótese de sobrevivência de uma pessoa, porque a cada minuto que passa sem respirar, perde-se 10% de hipótese de sobreviver”, recorda Diana Brito, sensibilizada também para “a importância da inclusão de um aparelho de Desfibrilhação Automática externa (DAE) nas escolas”, pois, sublinha, “este aparelho faz toda a diferença para ajudar a salvar uma vida”.

Em março, a formação foi destinada a colaboradores das estruturas residenciais para pessoas idosas, creches e infantários. Já em fevereiro, dez colaboradores do Centro de Medicina Física e de Reabilitação tinham realizado a formação em Suporte Básico de Vida.

Formação de Colaboradores_ Suporte Básico de Vida001


SCM Barcelos, 20-04-2022

Notícias