o-amor-e-mais-forte-do-que-a-morte

“O amor é mais forte do que a morte”

Celebrações da Semana Santa na Misericórdia de Barcelos

A Misericórdia de Barcelos e a comunidade percorrem, por estes dias, um caminho de introspeção e fé, rumo à Páscoa da Ressurreição.

Nesta quinta-feira Santa, na Igreja da Misericórdia, fez-se memória da última ceia e, por sua vez, da instituição da Eucaristia, numa cerimónia em que foi revivido o rito do Lava-Pés.

A celebração contou com a participação da comunidade, de utentes das nossas estruturas residenciais para pessoas idosas e de Irmãos da Misericórdia de Barcelos. Na homília, o padre Vítor Sá observou que o gesto do Lava-Pés – tal qual Jesus fez aos discípulos – está marcado pela humildade de quem “reconhece que não está limpo, que somos pecadores”, mas também do sacerdote “que se ajoelha, que se prostra, que se inclina”. Depois, sublinhou: “Este gesto deve ser o corolário, mas também um princípio de um caminho que vivemos todo o ano, no serviço de quem está aqui não para se servir, mas para ajudar aquele que precisa. […] Que através do gesto do Lava-Pés todos possamos ter um coração mais misericordioso, mais fraterno, mais solidário, mais amigo e mais compreensivo”.

Última Ceia e Lava-Pés_ 01

Já ontem, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, na celebração da quarta-feira Santa - numa cerimónia animada musicalmente pelos jovens da JUNIPAC (Creixomil) -, o padre Adélio Fonte tinha destacado que “é pelo amor que se vence as grandes batalhas da vida” e que “o amor é mais forte do que a morte”, de que foi exemplo a entrega de Jesus Cristo.

Celebração da Quarta-feira Santa_ UCCI_ 04

Esta sexta-feira Santa, a partir das 14h30, na Igreja da Misericórdia, celebrar-se-á a Paixão do Senhor. Neste dia não se celebra a Eucaristia, a atenção e as orações voltam-se para a cruz, na qual Jesus se entregou à morte por amor a cada um de nós.


SCM Barcelos, 28-03-2024

Notícias