fora-da-caixa-inicia-no-cib-e-irsi

‘Fora da Caixa’ inicia no CIB e IRSI

Projeto piloto já foi apresentada a pais, mães e encarregados de educação

O projeto ‘Fora da Caixa’ foi, nos últimos dias, apresentado a pais, mães e encarregados de educação das crianças que frequentam o Centro Infantil de Barcelos e o Infantário Rainha Santa Isabel. A intenção é que o projeto piloto possa, depois, “crescer e chegar a todas as nossas crianças e a todas as famílias”.

Com ambição, mas também pés assentes na terra, a intenção, explicou a psicóloga Joana Costa, é, “através do desenvolvimento de competências das educadoras, das auxiliares de ação educativa e dos pais, mas também através da intervenção direta com as crianças e da promoção do seu envolvimento ativo em atividades pró-sociais e pró-saúde – ou seja, que promovam a saúde, o bem-estar, o saber estar com os outros e o participar ativamente na sociedade –, conseguir contextos familiares e educativos mais positivos, mais inclusivos e mais potenciadores de um desenvolvimento saudável”. Deste modo, acredita a equipa do ‘Fora da Caixa’, “vamos conseguir que as nossas crianças sejam mais resilientes, mais estáveis emocionalmente, mais saudáveis, mais felizes. E vamos mais longe: que, a longo prazo, se tornem adultos mais resilientes, mais capazes de concretizar o seu potencial e de serem ativos e pró-ativos na comunidade em que se inserem”.

Também a técnica de Educação, Cláudia Brito, fala de “um projeto cheio de paixão”, cuja centralidade se foca no bem-estar das crianças, cada uma delas com “características e necessidades específicas e que temos que ter em consideração”.

O ‘Fora da Caixa’ foi distinguido com os Prémios BPI Fundação “la Caixa”. Materializa-se no Gabinete de Apoio à Infância (GAI), com três laboratórios “muito interligados” – Laboratório de Competências Parentais (LabPAR), Laboratório de Competências Profissionais (LabPRO) e Laboratório de Competências Emocionais (LabKIDS) – e o Serviço de Psicologia Educacional (SPE). O voluntariado é um “denominador comum”, ao longo de todo o projeto, sendo que também a área da formação tem uma “componente significativa”.

No final, já depois de os presentes assumirem um compromisso, que colocaram na “Árvore dos Compromissos”, o provedor da SCMB, Nuno Reis, sublinhou que “só é possível haver esta abordagem humanista e personalizada, se houver um grande envolvimento, pelas nossas educadoras de infância, pelas nossas auxiliares de ação educativa, dos pais e encarregados de educação”.

Depois deste primeiro momento, o ‘Fora da Caixa’ avança com formação para Educadoras, sob o mote "Educação (mesmo) inclusiva".

Apresentação Fora da Caixa_ CIB_ 19-04-2024_ 01

SCM Barcelos, 26-04-2024