misericordia-de-barcelos-homenageou-nossa-senhora

Misericórdia de Barcelos homenageou Nossa Senhora

Ensemble Moços do Coro protagonizou "Reflexos do Olhar de Maria"

As comemorações dos 519 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos prosseguem, este fim-de-semana, com um concerto sacro de temática mariana e uma caminhada solidária. Esta sexta-feira, o ensemble vocal Moços do Coro protagonizou, na Igreja da Misericórdia, o concerto “Reflexos do Olhar de Maria”, como forma de honrar Nossa Senhora da Misericórdia. No serão musical, a assistência pôde acompanhar Maria, tal como Ela assistiu o Seu Filho, com obras de épocas distintas e diferentes compositores – de Giovanni Pierluigi Palestrina, passando por Anton Bruckner, até Paulo Banaco –, selecionadas a preceito, para representar cada momento.

“No mês de Maria, dificilmente teríamos melhor opção do que esta atuação inédita em Barcelos do ensemble Moços do Coro”, considerou o provedor da Misericórdia de Barcelos. Nuno Reis acrescentou logo depois: “É importante que a Santa Casa assuma, cada vez mais, uma vertente de promoção da cultura e não é todos os dias que se traz ao nosso concelho um concerto de música sacra com a qualidade daquele a que tivemos oportunidade de assistir”.

O programa comemorativo dos 519 anos da SCMB não se limita ao mês de Maio. Depois de terem iniciado em Abril, as iniciativas prosseguirão ao longo de todo o ano. O provedor da instituição, Nuno Reis, sublinha que se trata de um “programa vasto, diversificado e relacionado com as várias vertentes de atuação da Misericórdia de Barcelos, da Infância à Terceira Idade, passando pela Saúde, pelo Culto, pela Cultura, pela Ação Social e pela Formação”.

“Caminhar pelas Obras de Misericórdia”

Entretanto, este domingo, mais de 350 pessoas participam na Caminhada Solidária alusiva às sete obras corporais de Misericórdia e que assinala também o Dia da Família (Valência de Infância). Para isso, ao longo de um percurso de cerca de sete quilómetros – entre a Igreja da Misericórdia e o Jardim Velho –, constam igualmente sete paragens, cada uma delas com representação de uma obra corporal.

A inscrição é gratuita, mas os participantes são convidados a entregar um bem alimentar, para ajudar a “dar de comer a quem tem fome”. O evento tem início às 9h30 e conta com o apoio dos Amigos da Montanha.

ÁLBUM DE FOTOS

SCM Barcelos, 17-05-2019