Notícias

21 Jun
santa-casa-representada-no-encontro-interinstitucional-de-vila-das-ave

Santa Casa representada no Encontro Interinstitucional de Vila das Ave

No dia 20 de junho, os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos deslocaram-se, como é já tradição, a Vila das Aves, para o tradicional Encontro Institucional. As marchas populares foram o auge da Festa. Foi um dia bem animado e saboroso, com as tradicionais sardinhas assadas.  

Ver Mais
19 Jun
visita-ao-museu-do-traje-em-viana-do-castelo

Visita ao Museu do Traje em Viana do Castelo

Os utentes dos vários lares visitaram a exposição permanente de Trajes à Vianense, também conhecidos por Trajes de Lavradeiras, de meados do século XIX e inícios do século XX. Visitaram, também, a exposição temporária de “100 Anos de Traje Romeno 1918 – 2018”. Nesta visita ficaram a conhecer a cultura, usos e costumes das gentes desta cidade Minhota. Uma experiência apreciada por todos!  

Ver Mais
14 Jun
festa-de-santo-antonio-na-unidade-de-cuidados-continuados

Festa de Santo António na Unidade de Cuidados Continuados

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António assinalou o Dia de Santo António, com uma festa, no dia 13 de junho. Utentes da UCCI e dos Lares, vestidos a rigor, participaram numa marcha colorida e animada.O grupo Amigos da Concertina de Barcelinhos animou a tarde, que culminou com um lanche convívio.  

Ver Mais
11 Jun
lancamento-do-3-volume-apontamentos-para-a-historia-de-barcelos

Lançamento do 3º volume "Apontamentos para a História de Barcelos"

“A grande mais-valia deste volume está na transcrição de manuscritos medievais que pertenciam ao arquivo do Solar dos Pinheiros e da Casa dos Azevedos, onde aparecem algumas cartas inéditas de S. Nuno de Santa Maria, no qual se apresentam algumas novidades” frisou o Pe. António Júlio Trigueiros na apresentação do III volume do Livro “Apontamentos para a História de Barcelos”, de António Almeida Ferraz, conceituado médico barcelense e ilustre provedor desta santa Casa entre 1877 e 1878. Nesta apresentação, que decorreu no passado dia 8 de junho, no auditório da Misericórdia de Barcelos, o Pe. António Júlio Trigueiros esteve acompanhado do Provedor Firmino Lopes, da Presidente da Assembleia Geral da SCMB Manuela Dantas e da Vereadora da Câmara Armandina Saleiro, perante uma vasta plateia na qual se encontravam também os descendentes do autor. A apresentação iniciou com um momento musical pelo quinteto da Banda Musical de Oliveira. Ao longo de mais de trezentas páginas são apresentados temas desde Barcelos, Freguesias Famílias/casa, património religioso, administração pública, vida militar, Rio Cávado, caminho-de-ferro, curtas biografias de barcelenses e outros. Estes manuscritos foram redigidos por António Almeida Ferraz, ao longo de cerca de 22 anos, entre 1894 e 1916. Este é considerado o maior trabalho que alguma vez se escreveu sobre Barcelos. Ao longo da sua pesquisa, o autor foi tratando centenas de temas, sem uma ordem aparente, que compõe a história de Barcelos, o seu património, as suas tradições e nomes das gentes de Barcelos. À semelhança das edições anteriores, a fixação do texto foi da responsabilidade do Pe. António Júlio Trigueiros e as fotografias de José Eduardo Reis, numa coedição da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e da Câmara Municipal de Barcelos. O evento encerrou oficialmente o programa comemorativo dos 518 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Este IIIº volume encontra-se à venda nos Serviços Centrais da Santa Casa e, em breve, nas livrarias barcelenses, pelo valor de 30€.  

Ver Mais
04 Jun
dia-mundial-da-crianca

Dia Mundial da Criança

  Clique aqui para ver as fotos da Creche Familiar   Clique aqui para ver as fotos da Creche As Formiguinhas   Clique aqui para ver as fotos do Infantário Rainha Santa Isabel

Ver Mais
01 Jun
concerto-musical-nos-518-anos

Concerto Musical nos 518 anos

A iniciativa, realizada no âmbito do programa comemorativo dos 518 anos da instituição, decorreu, ontem, na Igreja da Misericórdia. De realçar que os presentes foram brindados com Bravour 1900 (Randy Beck), Ammerland - (Jacob De Haan), Peer Gynt - (E. Grieg), Prince the Egyt - (Stephen Schwartz, arr. Jay Bocook), Les Misérables - (arranged by Johnnie Vinson) e I Will Follow Him - (Arr: Ron Sebregts). À Orquestra juntou-se o Coro de Pais que apresentou Verdes São os Campos - (Arr: Filipe Cunha), Coro das Maçadeiras - (Arr: Alfredo Macedo) e Saudação a Barcelos - (Desconhecido). Integrado ainda no programa dos 518 anos, na parte da manhã, teve lugar uma missa que assinalou O Dia Nacional das Misericórdias.    

Ver Mais
1
2
3
4