Notícias

12 Set
cmfr-da-a-conhecer-servicos-e-tratamentos-num-open-day

CMFR dá a conhecer serviços e tratamentos num Open Day

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vai estar de portas abertas à comunidade, no sábado, dia 21 de setembro. O Open Day tem como principal objetivo dar a conhecer os vários serviços de que o Centro dispõe (Terapia ocupacional, Terapia da fala, Pressoterapia, Cinesioterapia, Massoterapia, entre outros), bem como tratamentos complementares (Pilates Clínico, Banho Turco, banheira de hidromassagem, entre outros) e outras especialidades médicas (Psicologia, Fisiatria, Nutrição, etc.). Dia 21 de setembro, além de momentos de tertúlia e esclarecimento, ao longo da manhã, os participantes podem, gratuitamente, experimentar massagens de relaxamento e Vichy, banheira de hidromassagem, Banhos Turco e Escocês.     O Centro de Medicina Física e Reabilitação existe desde 1993. Desde 2008, instalado na Quinta da Ordem, é atualmente uma unidade de referência na região e no país.

Ver Mais
11 Set
deolinda-leal-utente-do-lar-da-misericordia-celebra-102-anos-de-vida

Deolinda Leal, utente do Lar da Misericórdia, celebra 102 anos de vida

Deolinda Leal, utente do Lar da Misericórdia, em Barcelos, celebrou, esta terça-feira, 102 anos de idade. Natural de Balazar (Póvoa de Varzim), Deolinda Mendes da Costa Leal viveu também em Paradela e Cristelo, no concelho de Barcelos. A sua vida foi passada a trabalhar na agricultura. Andou pouco tempo na escola, mas ainda hoje está capaz de ler. Deolinda Leal teve seis filhos, sendo que apenas quatro estão ainda vivos, e tem 19 netos, bisnetos e trinetos. O 102.º aniversário de Deolinda Leal foi assinalado esta terça-feira, numa festa em que não dispensou – como sempre, aliás! – a companhia das suas bonecas. De resto, além das bonecas, tem de ter sempre um lenço da mão no punho da camisola e, entre outras curiosidades, nunca quer que lhe fechem a porta do quarto.  

Ver Mais
30 Ago
restauro-mais-profundo-da-igreja-da-misericordia

Restauro mais profundo da Igreja da Misericórdia

A necessidade de procedermos a obras de reabilitação da Igreja da Misericórdia – sob pena de custos ainda superiores no futuro ou mesmo danos irreparáveis – obrigaram ao encerramento temporário do templo. No decorrer do restauro, acompanhado por pessoas ligadas à Arquidiocese de Braga e à Universidade do Minho, constatou-se que a intervenção não se poderia limitar ao telhado da Igreja e aos trabalhos em toda a Capela-Mor, dado que o avançar da obra deixou a descoberto património em deterioração, além do que já era previsto. Assim sendo, também o Altar de Santo António, o Altar de Nossa Senhora da Conceição, o Altar do Senhor da Cana Verde, as sanefas bem como as molduras e pinturas da Igreja serão beneficiadas com trabalhos de restauro. Esperamos retomar as celebrações litúrgicas em data a anunciar, provavelmente no final do mês de outubro. Lamentamos o incómodo aos fiéis da nossa Igreja, mas é nosso dever assegurar a conservação e valorização do Património. Estamos esperançados de, muito em breve, poder oferecer à Comunidade melhores condições para o Culto.   Alteração do dia e local das Eucaristias Entretanto, as intenções de missa pelos vossos entes queridos – reservadas para a Igreja da Misericórdia, até 22 de outubro, inclusive – serão celebradas nas missas vespertinas de sábado, na Capela do Lar Nossa Senhora da Misericórdia, no horário habitual (15h00).

Ver Mais
14 Ago
decorrem-obras-para-melhorar-condicoes-no-lar-n-sra-da-misericordia

Decorrem obras para melhorar condições no Lar N. Sra. da Misericórdia

Já decorre a obra de conservação e manutenção no Lar Nossa Senhora da Misericórdia. A intervenção consiste, desde logo, na melhoria do comportamento térmico do edifício, bem como na reparação dos tetos e claraboias e substituição das caixilharias. Trata-se, conforme explica o provedor, Nuno Reis, de “obras de conservação e manutenção que permitirão melhorar as condições e o conforto térmico das 70 pessoas idosas que vivem no Lar Nossa Sra. da Misericórdia, em funcionamento há 40 anos, bem como das 30 pessoas que diariamente frequentam o Centro de Dia”. A intervenção irá prolongar-se, previsivelmente, até final do próximo mês de setembro.    

Ver Mais
01 Ago
misericordia-em-momentos

Misericórdia em Momentos

Durante o mês de julho, os nossos idosos visitaram a Igreja de S. Bento da Várzea e o Santuário de Alexandrina de Balasar. A área das Pessoas Idosas organizou, também, no dia 3 de julho, a tradicional procissão à Nossa Senhora da Franqueira.  Pelo quinto ano consecutivo, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos promoveu o Passeio do(a) Colaborador(a). Entre dois dias – 6 e 13 de julho –, cerca de 150 colaboradores da Misericórdia de Barcelos participaram na iniciativa. A área da Educação na Infância assinalou o final do ano letivo. As festas decorreram ao longo do mês de junho e julho. _________    - Visita à Igreja de S. Bento da Várzea -      - Visita ao Santuário de Alexandrina de Balasar -      - Procissão à Nossa Senhora da Franqueira - saiba mais      - Passeio do(a) colaborador(a) - saiba mais      - Final do ano letivo - saiba mais       

Ver Mais
01 Ago
misericordia-de-barcelos-assinala-final-do-ano-letivo

Misericórdia de Barcelos assinala final do ano letivo

Perto de 100 crianças concluíram a Educação Pré-Escolar, na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Para trás, ficam momentos de aprendizagem e crescimento, bem como a partilha de brincadeiras, traquinices, segredos, sonhos e amizades. O diploma de conclusão do Pré-Escolar foi entregue a cada uma das crianças nas Festas de Final de Ano. No Centro Infantil de Barcelos, os mais pequenos festejaram, a 29 de junho, sob o mote d’ “A Floresta Encantada”; no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, a festa fez-se a 5 de julho, com o tema “Bem-vindos à Selva”; já na Creche As Formiguinhas, a festa decorreu, a 12 de julho, em torno d’ “A Festa das Cruzes”; e, no Infantário Rainha Santa Isabel, celebrou-se “A Nossa Romaria”, a 26 de julho. Também a Creche Familiar – através de 12 amas, em várias freguesias do concelho – assinalou e festejou o final do ano letivo.   Álbuns de fotos: Creche As Formiguinhas Centro Infantil de Barcelos Infantário Rainha Santa Isabel Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa  

Ver Mais
1
2
3
4