patrimonio-igreja

Igreja e Capelas

Construída, no século XVI, pela extinta Ordem Terceira de S. Francisco, a igreja e o seu convento foram entregues, em 1836, à Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia de Barcelos. Voltada para o Campo da República (também conhecido como Campo da Feira), a Igreja da Misericórdia de Barcelos assume-se atualmente como um relevante edificado de Barcelos, com uma inegável importância patrimonial, histórica e cultural.

O templo – classificado como Monumento de Interesse Municipal – foi, em 2019, alvo de uma intervenção profunda, que permitiu restaurar os elementos existentes – entre pavimento, telhado e paredes –, mas também descobrir novos elementos. A intervenção acabou por ir além da substituição de todo o telhado e dos trabalhos de restauro em toda a Capela-Mor. Mais concretamente, foram ainda intervencionados o arco-cruzeiro, altares de Santo António, de Nossa Senhora da Conceição e do Senhora da Cana Verde, sanefas, arco-cruzeiro, púlpitos, quadros e pavimento.

Além da Igreja da Misericórdia, a SCMB dispõe de outros espaços de Culto, com realização de eucaristias: Capela do Lar Nossa Senhora da Misericórdia, Capela do Lar Santo André, Capela do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, Capela da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António.

Horário das Missas

Igreja da Misericórdia | Domingos e Dias Santos às 10h00 e Terças-feiras às 15h30 (Padre Vítor Sá, Padre Bonifácio da Costa )

Capela do Lar Nossa Senhora da Misericórdia | Segundas-feiras ou Sextas-feiras às 15h00 (Padre Vítor Sá)

Capela do Lar de Santo André | Sextas-feiras às 10h00 (Padre Eduardo Miranda, Padre Adélio Fonte )

Capela do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa | Quartas-feiras (de 15 em 15 dias) às 16h00 (Padre Vítor Sá)

Capela da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António | Quartas-feiras (15 em 15 dias) às 15h00 (Padre Eduardo Miranda, Padre Adélio Fonte)

 

capela-silveiros

Centro Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa

 

capela-lar-santo-andre

Lar Santo André

 

capela-lar-nossa-senhora-miser

Lar Nossa Senhora da Misericórdia