Ação Social e Voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, salvaguardando os seus valores culturais e históricos, tem como missão promover o desenvolvimento de respostas sociais que privilegiem os grupos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Serviços e Informações

quero-ser-voluntario

Quero ser voluntário!

loja-social

Loja Social

gabinete-de-apoio-ao-utente-e-a-comunidade

Gabinete de Apoio ao Utente e à Comunidade

acoes-de-voluntariado

Ações de Voluntariado

07 Dez
scmb-reconhecida-pela-sua-intervencao-no-voluntariado

SCMB reconhecida pela sua intervenção no Voluntariado

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) foi uma das instituições reconhecidas, ontem, pelo seu trabalho na área do voluntariado. “As pessoas que fazem voluntariado connosco são uma das forças motrizes da instituição”, sublinha a equipa da área de Ação Social e Voluntariado. “Através do voluntariado, envolvemos a comunidade na dinamização e promoção de atividades que se demonstrem necessárias nas diferentes áreas de intervenção da SCMB”, explica.     Atualmente, a Misericórdia de Barcelos conta com a “dedicação sem preço” de 54 voluntários ativos, integrados nas diversas Unidades da Santa Casa na realização das atividades de sete projetos de voluntariado. Além disso, em 2023 recebemos mais 78 jovens voluntárias internacionais, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude. A SCMB foi ainda distinguida enquanto instituição co-coordenadora do Grupo Temático do Voluntariado. O reconhecimento da SCMB aconteceu na I Gala do Voluntariado, promovida pelo Município de Barcelos, em semana em que se assinalou o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro). Em nota de imprensa, o Município de Barcelos sublinhou a intenção de “contribuir para a promoção e valorização do voluntariado e, simultaneamente, impulsionar a responsabilidade social e o aumento de projetos nesta área”.   O voluntariado é para aqueles que se atrevem a fazer a diferença! Se quiser juntar-se a nós e deixa a sua marca, saiba mais em: Campo da República, 4750-275 Barcelos | Telef.: 253 802 270 | E-mail: [email protected]   (Fotos: SCMB e CMB)

12 Out
colabore-na-erradicacao-da-pobreza

Colabore na erradicação da pobreza

Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, acreditamos que “erradicar a pobreza depende de todos”. Por isso, desafiamos a comunidade a juntar-se a nós na ajuda a quem mais precisa. Assim, entre 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – e 19 de novembro – Dia Mundial dos Pobres –, decorrerá uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade (alimentos e produtos de higiene). Poderá contribuir, a título de exemplo, com: Leite Azeite Óleo Cereais Enlatados e Conservas Massa Arroz Farinha Grão Açúcar Shampô Gel de banho Desodorizante Detergente e amaciador da roupa Detergente da louça Lava-tudo Etc. Os pontos de entrega estarão colocados nas várias unidades operacionais da SCMB, à entrada da Igreja da Misericórdia e em superfícies comerciais parceiras da SCMB. Agradecemos, desde já, a todos os que contribuírem, certos de que estarão a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, acompanhadas pela área de Ação Social e Voluntariado da SCMB.

09 Fev
scmb-e-ultriplo-valorizam-a-recolha-e-reciclagem-de-artigos-usados

SCMB e Ultriplo valorizam a recolha e reciclagem de artigos usados

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos estabeleceu uma parceria com a Ultriplo para recolha e valorização de artigos para reciclagem. Assim, haverá “cooperação entre as duas entidades, através da recolha, pela Ultriplo, de roupa, calçado e brinquedos usados que são recebidos pela Misericórdia de Barcelos sem condições de serem reutilizados, bem como com a colocação de um contentor para recolha dos mesmos produtos”. Quem pretender, pode deixar os seus bens, no contentor devidamente identificado (foto), que se encontra nas imediações do edifício principal da instituição (veja aqui). Com esta partilha, juntos, iremos contribuir para um meio ambiente mais sustentável, bem como para a felicidade e conforto de pessoas e famílias que mais precisam.   A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, através da sua área de Ação Social e Voluntariado, atua no âmbito da Ajuda Alimentar, vestuário e mobiliário, que tem como destinatárias pessoas e famílias em situação de carência económica. O meio ambiente e a sua sustentabilidade são também uma das preocupações da Misericórdia de Barcelos, que nesta área se associa ao projeto "Misericórdia + Verde", através da receção e posterior doação de artigos de vestuário e mobiliário usados às pessoas e famílias acompanhadas para a sua reutilização. Foi neste sentido que a instituição celebrou um protocolo de parceria com a Ultriplo, uma empresa portuguesa que se fundamenta no conceito dos 3 R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar –, garantindo a valorização dos bens que recolhe, a proteção e o desenvolvimento sustentado do meio ambiente. No âmbito da parceria com a SCMB, a Ultriplo assegurará que “os bens com condições de reutilização possam chegar a quem necessita”, mas também a reciclagem dos artigos cujo estado não permita a sua reutilização e os sacos/caixas onde os mesmos são transportados.