Pessoas Idosas

Porque uma maior longevidade nem sempre significa bem-estar e autonomia, a Santa Casa da Mi­sericórdia de Barcelos criou cinco Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), servindo a comunidade em geral, mas privilegiando os grupos mais vulneráveis.

É fundamental que as estruturas de apoio a esta população sejam adequadas e perso­nalizadas, tendo em conta as necessidades específicas de cada situação. Apostamos, assim, na prestação de serviços de qualidade a quem mais precisa de nós, através de uma equipa de colaboradores/as com perfis profissionais adequados às funções que desempenham, garantindo uma atuação humana centrada nas Pessoas.


LARES E SERVIÇOS

candidaturas

Candidaturas

saber Mais
apoio-domiciliario

Apoio Domiciliário

Rua Dr. Santos Júnior 4750 Barcelos

saber Mais
lar-santo-andre

Lar Santo André

Rua Dr. Santos Júnior 4750 Barcelos

saber Mais
lar-nossa-senhora-da-misericordia

LAR NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

Rua Dr. Santos Júnior 4750 Barcelos

saber Mais
lar-da-misericordia

Lar da Misericórdia

Av. dos Combatentes da Grande Guerra 4750-279 Barcelos

saber Mais
centro-social-comendadora-maria-eva-nunes-correa

Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa

Rua de S. João nº703 4775-230 Silveiros

saber Mais
lar-rainha-d-leonor

Lar Rainha D. Leonor

Av. Dos Combatentes da Grande Guerra 4750-275 Barcelos

saber Mais
centro-de-dia

Centro de Dia

Rua Dr. Santos Júnior 4750 Barcelos

saber Mais

Notícias

16 Jan
atletas-do-gil-vicente-desejam-bom-ano-aos-utentes-da-scmb

Atletas do Gil Vicente desejam Bom Ano aos utentes da SCMB

“Nos percalços da vida, a esperança surge como luz que nos ilumina. Que este novo ano seja mais um ano em que possamos escrever a nossa história, a nossa vida e pintar uma bela tela cheia de bons momentos. Que cada desafio que surja seja uma oportunidade de darmos a volta e, no final, tudo fica mais bonito”. Os jogadores Rúben Fernandes, Murilo Souza, Brian Araújo e Hanne Bakke foram os porta-vozes da mensagem de bom ano do Gil Vicente Futebol Clube (GVFC) dirigida aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). Em visita ao Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia, os atletas, acompanhados de elementos da estrutura gilista, conheceram estas unidades da SCMB e sentiram de perto o carinho e apoio das pessoas idosas. “Força!” e “Que tenham muito sucesso e vitórias” foram algumas das palavras que se fizeram ouvir, em ambiente de festa, entusiasmo e comunhão entre todos os intervenientes. “Para nós é muito importante, mas para eles é ainda mais. As pessoas idosas, às vezes, precisam de um pouco mais de carinho e nós proporcionámos isso e, para eles, é sempre muito bom. Para nós também, que sentimos este carinho e o apoio que nos dão, tanto a nós, clube, como à cidade”, disse, no final, o habitual capitão, Rúben Fernandes. “Estas pessoas são genuínas e para nós é sempre bom. São lições de vida que levamos e lutar até ao fim, como eles lutam sempre”, completou, depois, o jogador que defende o emblema barcelense há já cinco temporadas. O provedor da SCMB, Nuno Reis, foi o porta-voz da instituição, agradecendo a visita e momentos de partilha: “É bom ver que clubes desportivos e jogadores de alta competição têm também noção da responsabilidade social e que a sua obrigação para com a comunidade não se esgota apenas na sua profissão”. Nuno Reis congratulou-se por ver “duas instituições históricas da região numa iniciativa conjunta”, destacando que “há muitos voluntários nos atletas, jogadores de alta competição, que podem ajudar organizações como a SCMB a dar resposta às necessidades que, cada vez mais, vão sendo maiores”. No decorrer da visita, realizou-se uma divertida partida de Boccia, disputada entre utentes e jogadores do GVFC. Os profissionais levaram a melhor e, de lembrança, receberam uma bola autografada pelas pessoas idosas. Já a nossa instituição, além da simpática visita, recebeu ainda uma camisola autografada pelo plantel do Gil Vicente FC. [ALBUM:817]

Ver Mais
06 Dez
lar-de-santo-andre-celebra-21-anos

Lar de Santo André celebra 21 anos

Há uma semana, na véspera do dia de Santo André (30 de novembro), o Lar de Santo André – estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) a que dá nome – completou 21 anos de existência ao serviço das pessoas idosas. A data foi assinalada, de modo festivo, a 29 de novembro, com momentos de convívio e celebração, que contaram com a presença e participação de utentes, colaboradores e elementos da Mesa Administrativa. Pela manhã, decorreu uma missa em honra de Santo André. Depois, à tarde, em novo momento de confraternização, foram exibidas imagens de momentos que marcaram aquela ERPI e houve animação musical, a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Universidade "Barcelos Sénior" e de colaboradores do Lar de Santo André. [ALBUM:786] Inaugurado em 2002, o Lar de Santo André é um equipamento coletivo de alojamento permanente, com rés do chão e 1.º an­dar. Atualmente, acolhe 54 pessoas idosas.

Ver Mais
22 Nov
utentes-da-scmb-partilham-opinioes-sobre-igualdade-e-nao-discriminacao

Utentes da SCMB partilham opinIões sobre Igualdade e Não Discriminação

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, é inaugurada a exposição “Estendal intergeracional da Igualdade”, que conta com trabalhos realizados por utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas (lares) da Santa Casa e que frequentam o Centro de Dia. Trata-se do resultado de uma atividade lúdico-pedagógica, desenvolvida por voluntárias da Delegação de Barcelos da Cruz Vermelha Portuguesa, com vista a refletir e a abordar as várias vertentes da temática da Igualdade e Não Discriminação. No decorrer das sessões – no Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar de Santo André, Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia –, houve reflexão, debate e troca de ideias. Depois, as pessoas idosas exprimiram essas opiniões e ideias em t-shirts. [ALBUM:778]

Ver Mais