Religioso


  • Igreja
  • Capelas
  • Endoenças

patrimonio-igreja

Igreja da Misericórdia

Construída no século XVI, integrava o conjunto arquitetónico do convento dos Capuchos que em 1836, após execução da lei de extinção das ordens religiosas foi trocado pelas vetustas instalações da rua da Misericórdia, no quarteirão poente da atual Câmara Municipal. Logo após a sua ocupação, a Mesa da altura foi obrigada a proceder a obras de restauro e conservação, um processo que gradualmente se tem vindo a verificar até ao presente. A mais recente intervenção foi efetuada na área geral dos tetos, soalhos e paredes afim de adaptar o edifício às novas tecnologias, caso da rede elétrica e de som.

O espaço de acesso à Igreja foi também alvo de cuidada atenção. Conforme hoje se apresenta, o templo responde perfeitamente às imensas solicitações e ofícios que o ilustram como um dos mais frequentados e solicitados pela comunidade barcelense. O último cuidado dispensado nesta área foi efetuado em 1994 devido à necessidade urgente de cuidar alguns aspetos que vinham a ser notados atentamente e nunca foram esquecidos.

Integrava uma das obrigações confraternais do primitivo Compromisso da Misericórdia de Lisboa e depois extensivo às demais irmandades criadas no país.

Todas as quintas-feiras, da Semana Santa, era organizada uma procissão com o intuito de visitar os templos mais chegados, uma manifestação de carácter religioso que reunia todos os irmãos desfilando piamente com as Bandeiras da Casa.

Horário das Missas

Igreja da Misericórdia | Domingos e Dias Santos às 10h00 e Terças às 15h30

Capela Lar Nossa Senhora da Misericórdia | Quartas e Sábados às 15h00

Capela Lar Santo André | Sextas às 10h00

Capela Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa | Segundas (de 15 em 15 dias) às 10h00

Capela da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António | Quintas (15 em 15 dias) às 15h00

Capelas Mortuárias

patrimonio-capela

Uma infraestrutura que, em 1996, veio responder cabalmente à constante preocupação dos serviços funerários e que hoje se apresentam com uma importância que os sucessivos serviços fúnebres têm demonstrado. Dispõe de duas amplas capelas, que permitem às famílias mais privacidade e conforto, na altura dolorosa de velar pelos seus entes queridos.

centro-comendadora-maria-eva-nunes-correa

Centro Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa

patrimonio-capela-lar-santo-andre

Lar Santo André

lar-nossa-senhora-da-misericórdia

Lar Nossa Senhora da Misericórdia

Endoenças

patrimonio-endoencas

Em todas as igrejas visitadas era feita uma adoração ao Santíssimo Sacramento, sempre em profundo recolhimento. Em algumas Misericórdias, como a de Barcelos a Procissão de Endoenças deixou de se efetuar, mas no caso presente desta Casa foi retomada com o cerimonial que se impunha, em 2002, hábito que voltou a ser uma obrigação decorrente ainda hoje com a dignidade que se impunha e merece.

Apesar do hiato verificado, a Procissão de Endoenças mesmo nos anos em que não era feita, ficou enraizada na comunidade local. Salutarmente somos obrigados a uma viagem à memória dos hábitos barcelenses, para recordar, que nessa Quinta-feira Santa todas as famílias saíam à rua com a finalidade de “fazer a visita às igrejas”, e raro era o agregado que não aproveitasse esse dia para, desde a Matriz, passando pelo Senhor da Cruz, Terço, Santo António e acabar na Misericórdia cumprir esse sentimento que a solenidade da Semana Santa impõe. Desde 2013, a Procissão das Endoenças realiza-se na Sexta-Feira Santa.