O Lar da Misericórdia surgiu como resposta em 1889, tendo, com o tempo, sofrido obras de requalificação, para melhoria das condições.
Atualmente, esta estrutura residencial, localizada no centro da cidade, adapta-se a clientes de média e elevada dependência e tem capacidade para 38 pessoas, distribuídas por quartos duplos e triplos. Os serviços de cozinha, lavandaria, médico e enfermagem são prestados na estrutura residencial Rainha D. Leonor, edifício geminado a esta estrutura.
MORADA | Av. dos Combatentes da Grande Guerra 4750-279 Barcelos
TELEFONE | 253 802 270
Muitos dos utentes que frequentam as estruturas residenciais para pessoas idosas (lares) da Misericórdia de Barcelos tinham, nas suas casas, animais de estimação. Com a vinda e permanência numa nova Casa, perde-se, por vezes, o contacto com esse bom amigo. No Lar de Santo André, há uma semana, antecipando o Dia Mundial do Cão (26 de agosto), recebemos a visita da Escola de cães – Island Dogs, que realizou uma demonstração de habilidades e, de seguida, um momento onde as pessoas idosas puderam estar em contacto mais direto com os cães. Nesta interação, foram muitas as memórias despertadas e momentos de afeto e bem-estar vivenciados. [ALBUM:983] A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos agradece aos profissionais da Island Dogs, pela presença e bons momentos proporcionados.
Ver MaisNuma tarde soalheira deste “querido mês de agosto”, foram muitos e agradáveis os momentos vividos na Festa de verão, no recinto decorado a preceito, junto ao Lar da Misericórdia e ao Lar Rainha Dona Leonor. A iniciativa envolveu colaboradores e pessoas idosas que residem nestas duas estruturas residenciais, permitindo-lhes desfrutar de bons momentos e das alegrias que o verão proporciona, na “esplanada”, entre sorrisos, boa disposição e ao som dos “Cavaquinhos em Ação” e do grupo Opsom. [ALBUM:982] A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos agradece a participação dedicada e a animação musical dos “Cavaquinhos em Ação” e do grupo Opsom.
Ver MaisA 26 de julho, dia de São Joaquim e de Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, assinala-se o Dia dos Avós. Certos de que o amor dos avós não tem idade nem data, comemorámos, ainda assim, a efeméride, com vários momentos de convívio e partilha. Aproveitámos a data para celebrar a bondade, a proteção e a ternura dos avós para com cada um dos netos. Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Crianças da área de Educação na Infância visitaram os residentes da ERPI e, com danças e oferta de flores, contagiaram com a sua energia e espontaneidade – [ALBUM:975] Lar de Santo André – Entre partilha de afetos e sorrisos, realização de dinâmicas e jogos entre pessoas idosas e crianças do Centro Infantil de Barcelos e oferta de flores que os mais pequenos produziram – [ALBUM:974] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Momentos de celebração e convívio, com animação musical a cargo do Grupo de Cordofones do IAESM – [ALBUM:976] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Convívio com momentos de partilha e animação, dinamização de um workshop de flores, por um grupo de jovens, e realização de jogos, ao som da concertina – [ALBUM:973]
Ver Mais