benfeitores-ao-servico-da-medicina

Benfeitores ao Serviço da Medicina

Francisco José da Costa Caravana e Miguel Pereira da Silva Fonseca

Este mês, destacamos os médicos Francisco José da Costa Caravana e Miguel Pereira da Silva Fonseca, ambos benfeitores da Santa Casa de Barcelos, sendo que apenas dispomos de retrato do primeiro. Por esta razão, queremos referir que, apesar do efeito visual, não são os retratos que fazem os benfeitores, são as pessoas e os seus atos que levam a que, num determinado momento de suas vidas ou após as mesmas, sejam imortalizadas através de uma representação pictórica.

Posto isto, aqui temos dois médicos, relembrando que também as misericórdias foram pioneiras nos cuidados de saúde, desde a sua fundação no século XV, onde existia a figura do então denominado físico, cirurgião e, mais tarde, médico, que prestava os cuidados aos enfermos que a elas recorriam.

 

FRANCISCO JOSÉ DA COSTA CARAVANA

Famoso cirurgião formado pela antiga Escola Médica do Porto, nasceu e viveu no Séc. XIX, na freguesia de S. Bento da Várzea, do concelho de Barcelos. Foi benfeitor da Santa Casa da Misericórdia, tendo sido agraciado com o grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo pelas suas benemerências e bons serviços prestados à humanidade, segundo afirma Teotónio da Fonseca, em “O concelho de Barcelos aquém e além Cávado”, volume I.

 “FRANCISCO J0SE DA COSTA CARAVANA - Cavaleiro do hábito de Cristo da freguesia de S. Bento da Várzea benfeitor desta Santa Casa em 1877"

 

MIGUEL PEREIRA DA SILVA FONSECA

Nasceu em Barcelos, no dia 25 de agosto do 1881, na Quinta da Pardeja, no Campo 28 do maio. Era filho do Luís António Fonseca e de D. Josefa Pereira da Silva.

Formou-se em Medicina e Filosofia pela Universidade de Coimbra, no ano de 1909. Nesse mesmo ano, fez parte dos membros diretivos da Comissão Administrativa do Recolhimento o Asilo do Menino Deus.

De De 1911 a 1914 e de 1919 a 1925, foi Presidente da Câmara Municipal do Barcelos, tendo desenvolvido uma incansável e proveitosa atividade, nomeadamente na pavimentação do concelho, atentando-se aqui no largo da Calçada, cujo chafariz foi, depois, deslocado para o Campo da Feira, onde ainda se encontra.

Francisco José da Costa Caravana foi Diretor Clínico da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, até ao seu falecimento, bem como de outras instituições barcelenses, evidenciando o seu caráter benemérito de serviço ao próximo, que merece ser relembrado.

 

[Texto: Alexandra Vidal]

SCM Barcelos, 12 JULHO 2023