antonio-mendanha-arriscado

António Mendanha Arriscado

"Antonio de Mendanha Arriscado, Moço Fidalgo em exercício, Commendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição, e Bem-feitor deste Asylo 1874"

António de Mendanha Arriscado nasceu a 14 de janeiro de 1815, na Quinta dos Mendanhas, em S. Tiago de Aldreu, Barcelos. Era filho de António de Mendanha Benevides Cyrne e de sua mulher e prima Maria Rita Arriscado de Mendanha Lacerda e Meneses.

Foi o 16.º e último Morgado de S. Francisco, pois, em vida, foi extinto esse vínculo e morgadio, tendo sido ainda cavaleiro fidalgo da Casa Real e comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

 

Mendanha Arriscado (2)

Carta do então provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, dirigida ao município, por causa de um preso

 

Em Barcelos, exerceu o cargo de administrador do concelho e salientamos a sua atividade como Provedor da Santa Casa da Misericórdia, entre 1863 e 1865. Como testemunho desta, aqui apresentamos o registo de uma carta que escreveu ao município por causa de um preso, documento que se encontra no Arquivo Leonor – Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, relembrando também o cumprimento de uma das Obras de Misericórdia: assistir aos enfermos, neste caso, um preso:

"Administrador do Concelho. Ilustríssimo, excelentíssimo senhor. Tenho a honra de remeter a vossa excelência em duplicado o recibo de nove mil réis que pelo ilustríssimo senhor administrador do concelho de Esposende foram remetidos pelo tratamento no hospital desta vila, do prezo Manuel da Silva Nicho da freguesia de Vila Chã, a fim de que vossa excelência se digne fazer remessa dele ao mesmo senhor administrador - Deus guarde a vossa excelência, Barcelos 14 de julho de 1864 - ilustríssimo e excelentíssimo senhor administrador deste concelho - O Provedor da Misericórdia de Barcelos - António Mendanha Arriscado".

No Núcleo Museológico da Santa Casa, na Galeria dos Benfeitores, existe um interessante retrato a óleo de António de Mendanha Arriscado, com menção à sua atividade em prol dos desfavorecidos, nomeadamente o então Asilo dos Inválidos – hoje Lar da Misericórdia –, e que data do ano de 1874.

 

Mendanha Arriscado (1)

Retrato a óleo de António de Mendanha Arriscado, patente na Galeria dos Benfeitores

SCM Barcelos, 15 MARÇO 2021