jose-de-vasconcelos-bandeira-de-lemos

José de Vasconcelos Bandeira de Lemos

Foi o 1.º barão e 1.º visconde de Leiria. Foi ainda militar – com um papel de relevo na Revolta dos Marechais – e político português, tendo exercido o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos.

José de Vasconcelos Bandeira de Lemos foi o 1.º barão e, depois, 1.º visconde de Leiria (por decretos de 1 de outubro de 1835, de D. Maria II, e de 20 de outubro de 1862, de D. Luís, respetivamente).

Nascido, em Barcelos, a 5 de fevereiro de 1794 – filho de Inácio de Vasconcelos Bandeira de Lemos e de D. Ana Joaquina de Sousa e Vasconcelos –, José de Vasconcelos Bandeira de Lemos foi um militar e político português que desempenhou um papel de relevo na Revolta dos Marechais (de julho a setembro de 1837, deu-se a chamada Revolta dos Marechais, que se tratou de um levantamento militar, em vários pontos do país, suscitado pelo descontentamento de certos grupos com o estado da nação (inclusivamente com a crise económica) e encorajado por potências estrangeiras, como a Bélgica e a França).

Cartista, foi Ministro da Guerra no período conturbado de 1836-1837. Bandeira de Lemos foi um dos mais ativos militares cartistas, com uma extensa carreira (de militar e Ministro da Guerra). abrangendo o período da Guerra Peninsular, Guerras Liberais, Maria da Fonte e Patuleia, Revolta dos Marechais, Revolta de Torres Novas, entre outras.

Foi agraciado com os graus de Grã-Cruz de várias Ordens Militares e condecorado, por diversas vezes, desde logo, pelos Bons Serviços e de Comportamento Exemplar.

José de Vasconcelos Bandeira de Lemos exerceu o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos. É benfeitor desta Santa Casa desde 1837.

Faleceu, a 3 de abril de 1873, em Santo André, Várzea da Ovelha, Marco de Canaveses.

 


SCM Barcelos, 16 AGOSTO 2021