joaquim-manuel-monteiro

JOAQUIM MANUEL MONTEIRO

Foi o 1.º Conde da Estrela e um grande capitalista, proprietário e negociante de grosso trato no Rio de Janeiro. Era guarda-roupa honorário de D. Pedro V e de D. Luís I, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, entre outras honrarias.

“Joaquim Manuel Monteiro, conde da Estrella, natural de Santa Maria de Carvoeiro, residente na cidade do Rio de Janeiro bemfeitor desta Santa Caza em 1869” 

Joaquim Manuel Monteiro, 1.º Conde da Estrela (13.02.1800 – 31.03.1875)

 

Filho dos proprietários fundiários José Bento Rodrigues Granja e de Rosa Maria Lourenço, Joaquim Manuel Monteiro nasceu na freguesia de Santa Maria do Carvoeiro, concelho de Viana do Castelo, Portugal.

Foi um grande capitalista, proprietário e negociante de grosso trato no Rio de Janeiro, onde viveu durante muitos anos. Era guarda-roupa honorário de D. Pedro V e de D. Luís I, fidalgo-cavaleiro da Casa Real, além de ter obtido outras honrarias no Brasil.

Casou-se duas vezes. A primeira vez com Eugénia Martins Bastos? (1825 - 1850), com quem teve cinco filhos. Desposou em segundas núpcias, em 30 de julho 1853 Luísa Amália da Silva Maia, filha do conselheiro José António da Silva Maia, depois senador do Império do Brasil.

Faleceu às sete horas da manhã do dia 31 de março de 1875, aos 73 anos, e seu corpo foi sepultado, no dia seguinte, no Cemitério do Catumbi.

 

«O senhor conde da Estrela, pelos muitos serviços prestados aos seus compatriotas residentes no Brasil, tem conquistado a estima e consideração de quantos se lhe aproximam.»

Publicado em «A Vida Fluminense - O Conde da Estrela» (http://memoria.bn.br/DocReader/586404/494). Hemeroteca Digital Brasileira. A Nação. 26 de novembro de 1872. p. 2.

 

Tendo como ocupação principal o comércio, Joaquim Manuel Monteiro dedicou-se a outras atividades e era também reconhecida a sua faceta de benemérito. Em linha com isso, foi mesmo Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência e um dos fundadores do seu hospital no Rio de Janeiro.

Em 1872, o semanário “A Vida Fluminense” decidiu homenagear aqueles que, vivendo no Brasil, auxiliavam os portugueses. O primeiro nome a constar na denominada Galeria dos Beneméritos de Portugal no Brasil foi o de Joaquim Manuel Monteiro, como forma de assinalar “os serviços prestados pelo Sr. Conde da Estrella – serviços que não se limitaram a esmolas dadas a estabelecimentos pios, antes se estenderam à cooperação eficaz para a construção do Hospital de Beneficência da Rua de Santo Amaro, no Rio de Janeiro, e ao estabelecimento da escola de Santa Maria do Carvoeiro, em Vianna do Castello – demonstraremos que poucos homens têm, como ele, sabido merecer as remunerações honoríficas que Portugal e Brasil por vezes lhe conferiram”.

A título de curiosidade, a Lapa, em Lisboa, tem também um dos mais belos jardins de Lisboa, o Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela.

A ideia deste jardim deve-se ao Conde de Tomar e a sua concretização resultou de donativos, entre eles, a um feito pelo conde da Estrela, Joaquim Manuel Monteiro.

 

Nota: Na Galeria de Benfeitores da SCMB, consta o retrato de Joaquim Manuel Monteiro, 1.º Conde da Estrela, cuja inscrição erradamente o apresenta com o nome de João José Monteiro.

SCM Barcelos, 20 JANEIRO 2022