genoveva-campelo

"Genoveva" Campelo

Benfeitora do Hospital da Misericórdia, ficou conhecida por "Genoveva" ou "Veva", pela sua bondade e grande generosidade. Doou partes vultosas de suas riquezas para ações de caridade e para o financiamento e manutenção de instituições de ensino, culturais, artísticas e religiosas.

"Genoveva" Campelo (Casa de Requiães, 15 de março de 1804 - Casa do Tanque, 4 de outubro de 1879)

 

“Genoveva” Adelaide Delfina Correia de Morais Campelo nasceu em 15 de março de 1804 na Casa de Requiães e faleceu a 4 de outubro de 1879, com 74 anos, na Casa do Tanque (hoje, Cooperativa Agrícola de Barcelos). Casou, pela primeira vez, com José Vieira Guedes, da freguesia de S. Martinho de Vila Fria, Viana do Castelo, e, pela segunda vez, com António José Ferraz de Gouveia Lobo.

D. Genoveva é um exemplo da filantropia no feminino, em que, a partir do século XIX, muitas mulheres assumem novos papéis perante a sociedade europeia, doando partes vultosas de suas riquezas para ações de caridade ou então para o financiamento e a manutenção de instituições de ensino, culturais, artísticas e religiosas.

De facto, a partir de meados do século XIX, um fenómeno novo começou a tomar corpo e a chamar a atenção de literatos, clérigos e também de escritoras. Trata-se da crescente participação das mulheres de classes médias e da aristocracia em ações caritativo-filantrópicas em diferentes países ocidentais. Ana Paula Martins explica que “a reorganização social decorrente de novas formas capitalistas de produção aceleradamente levadas a cabo pelo sistema de fábrica e a crescente urbanização e diversificação de serviços colocavam em evidência problemas que, se já existiam antes, como a pobreza extrema e as péssimas condições de vida de uma população expropriada, naquele contexto tomavam outras e maiores proporções”.

No alvorecer deste século, as mulheres das classes mais privilegiadas tinham argumentos não só de ordem moral, mas também religiosos para se envolver com a questão social e seus tremendos problemas. A filantropia e a caridade eram termos intercambiáveis nos seus significados, embora as mulheres, motivadas pela religião, especialmente a religião católica, utilizassem a palavra caridade para definir as suas intenções e ações.

E, como afirma Marta Lobo Araújo, foi através dos legados que as Santas Casas rechearam o seu programa distributivo de esmolas, não precisando recorrer a receitas próprias. As Misericórdias procediam de duas formas distintas para assistir os doentes: ou os internavam nos seus hospitais ou os auxiliavam em suas casas. A gestão dos hospitais e o tratamento aos doentes constituiu uma das preocupações crescentes destas instituições.

“D. GENOVEVA CORREIA PEREIRA DE SÁ CAMPELLO FERRAZ FALLECIDA EM 1879 BEMFEITORA DO HOSPITAL”

FOTO

 

Uma curiosidade sobre esta benfeitora, Genoveva Campelo, é o facto de o seu primeiro nome não ser Genoveva, mas sim Adelaide. Genoveva era conhecida pela sua grande generosidade, facto que ainda hoje é recordado pela sua família, pela lembrança que ficou das suas deslocações por Barcelos, em que distribuía esmolas pelos pobres que ia encontrando pelo seu caminho. “Genoveva” ou “Veva” ficou eternizada pela sua bondade, que hoje lembramos na nossa rubrica “Benfeitor em Destaque”.

 

Bibliografia:

Araújo, Maria Marta Lobo de Araújo. Os benfeitores de pobres nas Misericórdias do Minho (séculos XVII-XVIII). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS Vol. 9 Nº 17, janeiro - junho de 2017

Martins, Ana Paula Vosne. A feminilização da filantropia. 20, Niterói: Revista Gênero, v.15, n.2, pp. 13 – 28. 2015.

 , Isabel dos Guimarães. Quando o rico se faz pobre: Misericórdias, caridade e poder no império português: 1500-1800. Lisboa: Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, 1997.

 


SCM Barcelos, 21 JUNHO 2022