domingos-jose-de-sousa

DOMINGOS JOSÉ DE SOUSA

Sacerdote de elevado prestígio da arquidiocese bracarense, ocupou também o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos. Além de ter feito importantes donativos para a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, ajudou ainda outras tantas instituições e associações do concelho.

Monsenhor Domingos José de Sousa

(N. Areias S. Vicente – F. Barcelos, 22 de julho de 1914)

“O CONSELHEIRO MONSENHOR DOMINGOS JOSE DE SOUSA BEMFEITOR D’ESTA SANTA CASA – 1908”

Domingos José de Sousa nasceu na freguesia de Areias S. Vicente, em Barcelos, e faleceu a 22 de julho de 1914. Foi um sacerdote de elevado prestígio da arquidiocese bracarense, que mandou edificar a antiga igreja paroquial da sua freguesia, em 1898.

Em 1901, foi agraciado com o título de conselheiro, no ano seguinte, em 1902, o Papa elevou-o ao cargo de Monsenhor[1] Protonotário Apostólico, tendo mesmo sido escolhido para Bispo de Évora, cargo que não ocupou devido à sua frágil saúde.

No ano de 1903, dotou a sua freguesia – Areias S. Vicente – com um ramal de estrada que liga a estrada nacional Barcelos-Prado-Braga e mandou construir nove casas para os mais desfavorecidos da sua terra. Em 1909, ocupa o cargo de Presidente da Câmara de Barcelos.

Além de importantes donativos para a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – com destaque para o então Asylo de Inválidos (hoje, Lar da Misericórdia) –, beneficiou também o recolhimento do Menino de Deus, os Bombeiros Voluntários de Barcelos, o Círculo Católico de Operários e a Associação Humanitária de Socorros Mútuos da mesma localidade.

FONTE:

Boletim da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Ano II, julho de 1971, N.º 2

[1] O título de Monsenhor é habitualmente concedido pelo Papa ao clero infra-episcopal da Santa Sé que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas. É também concedido ao clero diocesano.

SCM Barcelos, 15 JULHO 2022