Formação > Formação Financiada > Saúde > Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde

Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde

- 50 horas
  Destinatários: Ativos/as empregados/as, com habilitações mínimas ao nível do 4º ano; Desempregados/as com habilitações iguais ou superiores ao 12º ano; idade igual ou superior a 18 anos. Regalias: Subsídio de Alimentação

Objetivos:

- Identificar os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Identificar a legislação de enquadramento no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho e sua aplicação no setor da saúde.
- Identificar os fatores de risco profissional e princípios gerais de prevenção associados ao serviço e função desempenhada.
- Identificar o conceito de ergonomia.
- Identificar os fatores inibidores de bem-estar associados ao ambiente de trabalho.
- Identificar os requisitos mínimos de segurança e saúde a seguir na movimentação de cargas.
- Identificar as principais doenças profissionais: tipologia e causas.
- Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
- Aplicar as medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da higiene e segurança no trabalho.
- Aplicar normas e procedimentos a adotar perante uma situação de emergência no trabalho.
- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.

Comunicação na prestação de cuidados de saúde - 50 horas
3564 - Primeiros socorros - 25 horas