Formação > Formação Financiada > Terapia e Reabilitação > Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar

Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar

- 50 horas
Destinatários: Ativos/as empregados/as, com habilitações mínimas ao nível do 4º ano; Desempregados/as, com habilitações iguais ou superiores ao 12º ano; idade igual ou superior a 18 anos. Regalias: Subsídio de Alimentação

Objetivos:

- Identificar noções básicas de microbiologia.

- Identificar os conceitos e princípios associados à epidemiologia da infeção e cadeia epidemiológica.

- Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.

- Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.

- Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.

- Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.

- Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.

- Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.

- Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.

- Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.

- Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas.

- Identificar as precauções básicas a ter nos cuidados ao corpo e transporte post-mortem.

- Aplicar as técnicas de higienização das mãos, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.

- Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.

- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.

- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.

- Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.

- Explicar o impacte das suas ações no bem-estar de terceiros.

- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.

- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.

- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.

- Explicar a importância de prever e antecipar riscos.

- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.

- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.

- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.

8910 - Reabilitação geriátrica - 25 horas
Prevenção e primeiros Socorros - 50 horas