Formação > Formação Financiada > Trabalho Social e Orientação > 6571 - Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência

6571 - Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência

E TRANSPORTES - 50 horas
Destinatários: Ativos/as empregados/as, com habilitações mínimas ao nível do 4º ano; Desempregados/as, com habilitações iguais ou superiores ao 12º ano; idade igual ou superior a 18 anos. Regalias: Subsídio de Alimentação

Objetivos

- Identificar a terminologia e os conceitos associados aos diferentes tipos de posicionamentos.

- Identificar os diversos tipos de ajudas técnicas e funcionalidade das mesmas.

- Identificar os diferentes tipos de transferência e princípios associados.

- Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um Profissional de saúde.

- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do Profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.

- Aplicar técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte utilizando diferentes ajudas técnicas, tendo em conta as orientações do profissional de saúde a capacidade do indivíduo e os princípios de ergonomia e riscos associados.

- Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte.

- Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.

- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.

- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.

- Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.

- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.

- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.

- Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.

- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.

- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.

- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.

- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.

- Explicar a importância de prever e antecipar riscos na aplicação adequada de técnicas nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.

- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.

- Explicar a importância da concentração na aplicação adequada de técnicas de nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.

- Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.

- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.

Animador/a Sociocultural 75 horas
Laboratório de Projetos Psicossociais 25 horas