Notícias

13 Out
nota-informativa-atualizacao

Nota Informativa | Atualização

Todas as 27 colaboradoras do Centro Infantil de Barcelos (CIB) foram já testadas, havendo a registar sete casos ativos de infeção por COVID-19. Assim, cumprindo todos os isolamentos recomendados, e por uma questão de precaução, o CIB retomará a sua atividade na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, com cinco turmas, e na quinta-feira, dia 22, com as restantes quatro. No Lar Santo André, foram repetidos testes aos colaboradores e utentes e foram, igualmente, testados todos os novos colaboradores, com registo de oito resultados positivos em utentes e oito em colaboradores desta ERPI. Uma utente teve necessidade de recorrer a tratamento hospitalar. Os restantes continuam bem, sem quaisquer sintomas, em confinamento nos quartos e sob acompanhamento do médico, equipa de enfermagem e auxiliares de geriatria da Santa Casa. Os colaboradores com resultado positivo para SARS-Cov-2 estão em isolamento domiciliário até se encontrarem curados, não apresentando, até agora, sintomas. Tendo conseguido, desde o início da atual crise de saúde pública, aguentar sete meses sem casos de infeção por SARS-Cov-2, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos procura agora dar a melhor resposta possível à segunda vaga em curso, mantendo no centro da ação e preocupações os cerca de 1700 utentes que serve diariamente, em todas as suas áreas de intervenção, desde a ação social à formação, e os seus mais de 400 colaboradores.

Ver Mais
08 Out
misericordia-em-momentos

Misericórdia em Momentos

Desfolhadas e trabalhos com milho  No passado, cada desfolhada era uma festa, com carros de bois carregados de milho, concertinas e cantorias.  Na Santa Casa, procuramos recuperar a tradição, ainda que de forma modesta.  Na Creche As Formiguinhas (CAF), no final do mês de setembro, realizou-se uma desfolhada, com os mais pequenos a poderem conhecer práticas e tradições de outrora. Também na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, os utentes procuraram o milho-rei e realizaram ainda trabalhos com milho.  [ALBUM:100]  Dias comemorativos e outras atividades  Ainda na UCCI, entre várias atividades – de arte-terapia e de estimulação cognitiva - realizadas pelos utentes, o mês de setembro ficou igualmente marcado pela comemoração do Dia do Alzheimer (21) e do Dia do Coração (29).  [ALBUM:101] 

Ver Mais
08 Out
nota-informativa-atualizacao

Nota Informativa | Atualização

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos tomou conhecimento, ao final da tarde desta quarta-feira, que mais três colaboradoras do Centro Infantil de Barcelos (CIB) tiveram resultado positivo para a COVID-19. A instituição entende, por isso, encerrar hoje e amanhã, os serviços do CIB, aguardando que todos os seus colaboradores possam ser testados.   A saúde de todas as crianças e colaboradores é para nós prioritária. Com os resultados de todos os testes de rastreio, esperamos poder reabrir na próxima semana, continuando a garantir os melhores cuidados às crianças do nosso Concelho. Esta nota informativa é emitida após terem sido contactados e informados todos os pais e encarregados de educação.

Ver Mais
03 Out
nota-informativa

Nota Informativa

Na sequência da realização de testes de rastreio à COVID-19, foram detetados, no Lar Santo André, seis utentes e quatro colaboradores com resultado positivo. De imediato e de acordo com o Plano de Contingência interno, foram implementadas as medidas previstas, das quais se destacam o reforço das medidas de contingência e o confinamento dos utentes aos seus quartos. Os quatro colaboradores em questão permanecerão em isolamento domiciliário, até que se encontrem curados. No Centro Infantil de Barcelos (CIB), duas colaboradoras estão também em isolamento domiciliário, tendo uma resultado positivo no teste à COVID-19 e outra por precaução. Por uma questão de prevenção e em estreita articulação com a Autoridade de Saúde Pública, foi decidido que as crianças que frequentam a turma da colaboradora devem permanecer em casa. Todos os pais e encarregados de educação do CIB foram imediatamente informados. Felizmente, quer os utentes quer os colaboradores com resultado positivo para SARS-COV-2 estão bem, apesar das circunstâncias, e sem quaisquer sintomas de COVID-19. A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está, desde o primeiro momento, em estreita articulação com as autoridades de saúde, focada em assegurar os melhores cuidados possíveis aos utentes e colaboradores com resultado positivo, mas igualmente em salvaguardar os que estão ainda à margem desta pandemia.

Ver Mais
24 Set
ano-letivo-202021-inicia-na-santa-casa-para-mais-de-350-criancas

Ano letivo 2020/21 inicia, na Santa Casa, para mais de 350 crianças

O mês de setembro caminha para o final, mas significou o arranque do ano escolar na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi logo no dia 1 que a maioria das crianças chegou às unidades de Educação na Infância da instituição: Centro Infantil de Barcelos, Creche “As Formiguinhas”, Creche Familiar, Infantário Rainha Santa Isabel e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros). Num ano letivo marcado por mudanças nas rotinas, hábitos e formas de trabalhar, os pais têm trazido as crianças para as unidades da Santa Casa com tranquilidade e confiança, conscientes que o desafio e a responsabilidade são cada vez maiores, quer para as famílias quer para a instituição. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, estamos a adotar as normas e regras da Direção-Geral da Saúde, nas creches, creche familiar (amas) e pré-escolar. O compromisso da instituição é o de, a cada dia, promover e contribuir para o desenvolvimento, o bem-estar e a felicidade das nossas crianças!

Ver Mais
21 Set
21-de-setembro-dia-mundial-da-doenca-de-alzheimer

21 de setembro – Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Anualmente, a 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, podendo surgir em qualquer pessoa, mas é mais comum a partir dos 65 anos. Caracterizada por um declínio progressivo, a Doença de Alzheimer engloba não só a perda de memória, mas acarreta também a perda de outras funções cognitivas (concentração, linguagem, entre outras), competências sociais e a alteração de reações emocionais normais, que afetam, de forma significativa, o dia a dia das pessoas.   Sintomas Os sintomas da Doença de Alzheimer variam de pessoa para pessoa e consoante as áreas cerebrais afetadas. - Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes; - Apresentar um discurso vago durante as conversações; - Perder entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas; - Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina; - Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos; - Incapacidade para compreender questões e instruções; - Deterioração de competências sociais; - Imprevisibilidade emocional. [Fonte: Associação Alzheimer Portugal]   Os sintomas da Doença de Alzheimer começam, frequentemente, por perdas de memória e dificuldades em nomear objetos do quotidiano. À medida que o tempo passa e as células cerebrais se vão deteriorando e até morrendo, os sintomas agravam-se... Como se, gradualmente, o puzzle se fosse desfazendo.  

Ver Mais
1
2
3
4