Notícias

10 Out
celebracao-do-525-aniversario-da-scmb

Celebração do 525.º aniversário da SCMB

A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, participa, este sábado, 12 de outubro, na cerimónia comemorativa dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). O programa contempla, às 15h00, exposição do documento fundacional da instituição; e, às 16h00, eucaristia de ação de graças pelo 525.º aniversário da SCMB, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas.     Evidências documentais revelam que, em 1499, já existia a Misericórdia de Barcelos, sendo uma das Santas Casas mais antigas do país. A SCMB é uma instituição Cristã de referência no desenvolvimento de respostas sociais que, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), presta serviços de qualidade nas áreas do envelhecimento, saúde, infância e juventude, combate à pobreza, voluntariado, formação, culto e na promoção da cultura, salvaguardando o seu património.

Ver Mais
04 Out
a-pessoa-idosa-e-a-musica-em-celebracao

A Pessoa Idosa e a Música em celebração

Celebramos a vida e a experiência, agradecemos a sabedoria partilhada, retribuímos a doçura e o afeto das pessoas idosas. Apelamos sempre – mas, em particular, no Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) – ao respeito, à valorização e à proteção das pessoas idosas. Na Misericórdia de Barcelos, a efeméride foi celebrada nas diferentes unidades operacionais, com diversas dinâmicas e atividades. Partilhamos aqui os registos fotográficos de alguns desses momentos.   Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Atividade de cozer o pão, partilha de memórias e entrega de lembrança – [ALBUM:1009] Lar de Santo André – Atividade de pilates clínico, com orientação de instrutores internacionais de pilates clínico na Fisipor. Tarde dedicada a uma sessão fotográfica de valorização da pessoa idosa e a jogos tradicionais, como forma de recordar a infância e todas as memórias a ela associadas – [ALBUM:1005] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor – Atividade "Vamos aprender a moldar o barro", dinamizada pelo artesão barcelense António Ramalho, animação musical de Carlos Verdinho e entrega de lembrança – [ALBUM:1008] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – Convívio intergeracional entre crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e pessoas idosas residentes no lar, com momento musical e troca de afetos – [ALBUM:1004] Celebração do Dia da Música na UCCI Além de ser Dia Internacional da Pessoa Idosa, a 1 de outubro, assinala-se também o Dia Mundial da Música. A efeméride é pretexto para divulgar e promover a diversidade musical, bem como sensibilizar para a importância da música na vida das pessoas. Na tarde de terça-feira, os utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António contaram com a presença amiga e talentosa do Grupo de Cordofones e da Tuna do IAESM, que, mais uma vez, proporcionaram bons momentos musicais e de convívio. [ALBUM:1007] A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos agradece a generosa participação e importante partilha da Fisipor – Saúde e Bem-estar, de António Ramalho, de Carlos Verdinho e ainda do Grupo de Cordofones e da Tuna do IAESM.

Ver Mais
30 Set
desfolhadas-e-outras-colheitas-para-conviver-e-preservar-tradicoes

Desfolhadas e outras colheitas para conviver e preservar tradições

Na Misericórdia de Barcelos, promovemos e valorizamos as nossas tradições, memórias e identidade cultural. Assim, entre finais de agosto e a última sexta-feira, a atividade da desfolhada tradicional animou os utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, bem como as crianças das unidades de Educação na Infância. Ao som de músicas tradicionais, da concertina e do cavaquinho, os nossos utentes mais velhos debulharam o milho e recordaram convívios e experiências de outrora. Por sua vez, entre brincadeiras e novas experiências, as crianças tomaram contacto com tradições e esta prática de outros tempos.   Creche "As Formiguinhas" [ALBUM:1002] CSCMENC [ALBUM:1003] UCCI de Santo António [ALBUM:997] Lar do CSCMENC (Silveiros) [ALBUM:996] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor [ALBUM:999] Lar de Santo André [ALBUM:998] Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia [ALBUM:1000] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1001]

Ver Mais
26 Set
inicio-do-ano-letivo-fora-da-caixa

Início do ano letivo "Fora da Caixa"

Neste mês de setembro, o projeto “Fora da Caixa” continua a mexer, de modo mais enérgico, no Centro Infantil de Barcelos (CIB) e no Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI). Nestas duas unidades operacionais, decorreram sessões de voluntariado infantil (LabKIDS), através da atividade de "Receção/Boas-vindas”. Assim, as crianças mais velhas deram as boas-vindas às novas crianças que, este ano letivo, frequentam o CIB e o IRSI. Além de se promover uma melhor integração, este convívio permitiu vivenciar bons momentos e fortalecer o sentido de comunidade entre todas as crianças. E “Beijo na Mão” foi a história partilhada com as crianças, como forma de ajudar toda a família na adaptação ao novo contexto e rotinas. Boas-vindas no Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:991] Boas-vindas no Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:990] Entretanto, a 21 de setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Gratidão. A efeméride teve origem no Havai, em 1965, como forma de agradecer pelas coisas boas no mundo. Desde então, pelo mundo, são muitos os que assinalam a data. Na Santa Casa de Barcelos, as nossas crianças foram incentivadas a refletir sobre a gratidão e a expressá-la de maneira criativa. Foi também de modo simbólico que expressaram a gratidão a várias entidades e profissionais cujo serviço à comunidade é importante e deve ser valorizado. As nossas crianças recordarão com carinho e de modo especial as visitas ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, Polícia de Segurança Pública, Unidade Local de Saúde – Barcelos/Esposende (Hospital) e Unidade de Saúde Familiar de Santo António. Dia da Gratidão: IRSI na PSP [ALBUM:993] Dia da Gratidão: CIB nos BVB [ALBUM:995] Dia da Gratidão: IRSI na ULS-BE (Hospital) [ALBUM:992] Dia da Gratidão: CIB na USF Sto. António [ALBUM:994] Além disso, o “Fora da Caixa” marcou presença no Open Day da Saúde (14 de setembro), com a dinamização de "Yoga em Família".   Atividades “Fora da Caixa” prosseguem em outubro No princípio de outubro, pais, mães e outros familiares irão juntar-se às crianças, para sessões de voluntariado em família (LabPAR), nas quais será dada continuidade à atividade promovida pelo Serviço de Ação Social e Voluntariado no mês de julho, no âmbito do Projeto de Voluntariado Internacional, com a pintura de muros. O mês reserva ainda outras atividades: sessão de sensibilização sobre “Gestão de economia familiar”, atelier Mindfulness, formação parental e, no âmbito das atividades de voluntariado nos infantários, o Dia do Elogio e uma Campanha de recolha de alimentos para animais. A seu tempo, daremos mais pormenores de cada uma destas atividades.    

Ver Mais
14 Set
misericordia-de-barcelos-reforca-aposta-na-promocao-da-saude

Misericórdia de Barcelos reforça aposta na promoção da Saúde

De portas sempre abertas à comunidade, no Open Day do Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR), da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), voltou a destacar-se a importância da saúde como “um bem que, cada vez mais, importa cuidar, nas suas diversas vertentes”. Este “conceito global da saúde e de cultivar hábitos de vida saudáveis” está – conforme notou Nuno Reis, provedor da SCMB – “presente nos projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas de intervenção”. Precisamente em linha com esta intenção de “integrar a saúde” em todas as políticas que internamente são desenvolvidas pela Santa Casa de Barcelos, o responsável da instituição partilhou uma “boa notícia”: “Aproveito para anunciar o lançamento, em breve, de uma parceria com o centro de medicina digital P5, uma iniciativa da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que permitirá, numa primeira fase, aos nossos utentes do serviço de apoio domiciliário, beneficiar de um avaliador de sintomas, em conjunto com médicos, enfermeiros, que será uma mais-valia”. A parceria arrancará, até final deste mês de setembro, como projeto-piloto, no Centro Social de Silveiros. Nesta edição, o Open Day da Saúde assinalou o 31.º aniversário do serviço de reabilitação física na Misericórdia de Barcelos, mas a celebração foi mais além. “Estamos hoje a celebrar 31 anos de um centro clínico e de reabilitação de excelência, ao serviço da comunidade, mas também 525 anos de uma organização que procura, nas suas mais variadas áreas de intervenção, chegar àquilo que verdadeiramente importa na vida de cada um”, finalizou o provedor, Nuno Reis.   MANHÃ SAUDÁVEL, COM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS A propósito da 7.ª edição do Open Day da Saúde, ao longo de toda a manhã, junto ao CMFR, realizaram-se atividades diversificadas, divertidas e promotoras de hábitos saudáveis. Depois de, em edições anteriores, se ter falado sobre ombros, coluna ou reabilitação pós-COVID, este ano, na mesa-redonda, foram abordadas as patologias do pé e do tornozelo. Entre diferentes partilhas e abordagens, Guilherme França (ortopedista), Rui Vaz e Luís Rodrigues (médicos fisiatras do CMFR) e Olinda Teixeira (fisioterapeuta do CMFR) evidenciaram a importância de uma intervenção multidisciplinar. “Não é só tratar, mas fundamentalmente prevenir a lesão”, clarificou Armanda Pinto, diretora clínica e técnica do CMFR. A médica fisiatra explicou ainda que, a temática desta edição “alerta para os problemas do dia a dia das pessoas” e é “uma área que, desde a deformidade à patologia, é bastante abrangente”. Além da mesa-redonda, de uma forma muito participada, decorreu uma caminhada sob o mote “Um pequeno passo para si, um grande passo para a sua saúde”, rastreios gratuitos, showcooking, pilates clínico e yoga em família (parentalidade positiva). Na iniciativa, houve ainda espaços dedicados à nutrição e à terapia ocupacional, pinturas faciais e outras diversões para as crianças. A 7.ª edição do Open Day da Saúde contou com a participação de utentes, colaboradores e membros da irmandade da Misericórdia de Barcelos, bem como da comunidade em geral. [ALBUM:989]

Ver Mais
05 Set
scmb-quer-ajudar-pessoas-no-momento-da-formacao-superior

SCMB quer “ajudar pessoas” no momento da formação superior

“A Santa Casa acompanha a existência das pessoas, desde o berço até aos momentos finais da vida. Poder, num momento-chave da sua vida, assegurar um serviço à comunidade como é uma residência estudantil, a custos acessíveis, para estudantes deslocados e carenciados, é uma oportunidade para, num momento diferente desse ciclo de vida, podermos também ajudar pessoas”. As palavras são de Nuno Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB). É com o objetivo bem definido de ajudar pessoas, concretamente no momento da sua formação superior, que a instituição barcelense vai reabilitar um edifício do século XVIII, disponibilizando-o à comunidade para residência estudantil. Trata-se de um imóvel no centro histórico da cidade – Casa de Santa Maria –, que já foi casa de religiosas, infantário, centro de catequese, lugar de “muitas memórias para muitas pessoas de Barcelos”, mas que está devoluto há alguns anos. Alinhado com a missão e valores da instituição, este “projeto estratégico e de futuro” foi reconhecido pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) –, gerido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A intervenção surge como uma “janela de esperança para o futuro da Misericórdia de Barcelos e para este equipamento em particular”, considerou o provedor, perante órgãos sociais, colaboradores e os vários intervenientes nesta obra. [ALBUM:988]  Auto de consignação foi assinado esta quinta-feira Apesar da “máquina burocrática da administração pública portuguesa", o auto de consignação da empreitada de reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria foi assinado esta quinta-feira, de manhã. “Temos pela frente um exercício muito difícil, muito exigente, com prazos muito curtos”, atentou o provedor da SCMB, Nuno Reis. Em representação do consórcio que venceu o concurso público, Ricardo Fernandes garantiu o “máximo empenho”. “É uma honra e um prazer poder fazer parte desta empreitada. Vai ser complicada e difícil, mas temos de remar todos para o mesmo lado, para chegar a bom porto. […] Em termos de prazos e de qualidade, é aquilo com que nos comprometemos”, concluiu o engenheiro. A Misericórdia de Barcelos é a única Santa Casa do país – a par da de Lisboa – cujo projeto foi analisado e reconhecido por um Painel Independente de Alto Nível, sendo o valor revisto do financiamento, pelo PRR, de 1 614 789,75 euros. A obra de reconstrução, alteração e ampliação da Casa de Santa Maria tem um custo total previsto de 2 535 783,58 euros, acrescido de IVA.

Ver Mais
1
2
3
4