misericordia-de-barcelos-ao-servico-da-comunidade-na-promocao-da-saude

Misericórdia de Barcelos ao serviço da comunidade na promoção da saúde

Open Day 2022 abordou “Intervenção na Gonalgia”

“Cada vez mais, a Misericórdia de Barcelos quer assumir-se como um instrumento ao serviço da comunidade, da prevenção da doença e da promoção da saúde”. A convicção foi partilhada por Nuno Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), responsável também pela área da Saúde.

Assim, na manhã deste sábado, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) da Santa Casa de Barcelos promoveu a 5.ª edição do seu Open Day, mantendo uma “tradição” importante: “Além de dar a conhecer aquilo que fazemos e que bem fazemos, esta tradição visa colocar os nossos profissionais, de uma forma mais informal, com os nossos utentes e pessoas interessadas naquilo que fazemos no CMFR e na área da Saúde de modo geral, a poderem trocar impressões, colocarem questões de uma maneira mais tranquila, calma, informal”, destacou Nuno Reis.

O Open Day 2022 contemplou uma palestra sobre “Intervenção na Gonalgia”, com a participação de vários especialistas. No final da sessão, foram várias as pessoas que participaram numa Classe de Pilates Clínico, orientada pela fisioterapeuta Natália Soares. O Pilates Clínico é um método de treino orientado por fisioterapeutas, para ajudar na prevenção de lesões e na reabilitação física.

Ao longo de toda a manhã, decorreram rastreios gratuitos ao cancro colorretal e à diabetes, evidenciando “um contributo importante para a promoção da saúde, ou não estivéssemos a falar de duas doenças que são, precisamente, top 8 das principais causas de mortalidade do nosso país”, conforme notou o provedor da Misericórdia de Barcelos.

 

Gonalgia: das causas e prevenção ao tratamento e reabilitação

Desde logo por haver um “grande número de pessoas com queixas no joelho” e ser uma patologia “bastante comum”, abordou-se a Gonalgia – da prevenção ao tratamento e reabilitação, atentando também causas –, no âmbito do Open Day 2022.

De modo simples e abrangente, para uma plateia que reuniu utentes e colaboradores da SCMB, atletas do Gil Vicente FC e outras pessoas interessadas no assunto, falou-se de Gonalgia ou dor articular no joelho, numa sessão que contou com contributos dos médicos fisiatras Armanda Pinto e Rui Vaz, do fisioterapeuta Carlos Esteves e ainda da nutricionista Sílvia Sousa, numa lógica de complementaridade no tratamento.

Rui Vaz explicou que os fisiatras tentam ser “mais preventivos e educativos”. O clínico sublinhou a importância de “perceber o traumatismo e as características da dor”, o que ajuda “a definir e orientar o caminho, tanto no diagnóstico como no tratamento”. Rui Vaz, médico fisiatra no CMFR, atentou ainda que o “tratamento depende muito do doente que temos à nossa frente”. A ideia foi também defendida por Carlos Esteves: “Não tratamos joelhos, tratamos pessoas que têm dores no joelho. […] É preciso olhar para o doente como um todo”, com o seu histórico familiar, problemáticas, estado clínico. O fisioterapeuta observou, a título de exemplo, que, “quando o problema está no joelho, a causa inicial pode não estar lá, mas sim na falta de mobilidade da anca ou da coluna lombar. E, relativamente à intervenção da fisioterapia, apresentou recursos terapêuticos (termoterapia, eletroterapia, hidroterapia) para fazer face a problemas no joelho. “Temos vários recursos terapêuticos, mas tudo faz sentido a seu tempo, fazendo parte de uma sequência de recuperação”, rematou Carlos Esteves.

Por fim, e porque o “peso é uma das principais causas de patologias no joelho”, o painel contou também com a intervenção de Sílvia Sousa, nutricionista da Misericórdia de Barcelos. Além de constatar e explicar por que “peso saudável e alimentação saudável conduzem a uma maior probabilidade de joelho saudável”, a nutricionista apresentou dicas e sugestões para prevenir a doença.

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR) é, a par da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António - recentemente acreditada pela Direção-Geral da Saúde -, uma das unidades de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. O CMFR trata, neste momento, mais de 600 pessoas por dia, em regime de ambulatório.

Open Day 2022_ 17-09-2022_01


SCM Barcelos, 17-09-2022

Notícias