outubro-de-2022

outubro de 2022

ZOOM no Lar de Santo André

No decorrer do mês de outubro, a ZOOM - Associação Cultural, no âmbito do Projeto Zoom In, promoveu oficinas de cinema, dedicadas aos utentes do Lar de Santo André.

As pessoas idosas que residem nesta ERPI tiveram, assim, oportunidade de saber mais sobre a sétima arte.

O Projeto Zoom In é uma ação que integra o programa ”Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do programa Norte2020.

ZOOM no LSA__01

Dia Mundial da Alimentação comemorado nas unidades de Educação na Infância e na UCCI

A 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. Com esta efeméride, pretende-se alertar para a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis, não esquecendo, ainda, a problemática da fome e como a vulnerabilidade económica e a falta de informação poderão conduzir à desnutrição.

A data foi assinalada nas unidades de Educação na Infância, sensibilizando cada criança para a importância de comer bem para crescer saudável. Os mais pequenos assistiram a apresentações e histórias divertidas, foram construindo o seu caderno de receitas saudáveis, realizaram trabalhos sobre alimentos saudáveis, entre outras atividades.

Dia Mundial da Alimentação_CAF_01

Também na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, o Serviço de Nutrição e o Serviço de Animação sensibilizaram para a importância de uma alimentação saudável, esclareceram mitos e verdades e houve ainda um lanche saudável.

Dia Mundial da Alimentação_UCCI_01

Passeios, visitas e outras saídas

Em outubro, realizaram-se passeios, visitas e outras saídas.

As crianças das salas 5 e 6 do Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) assistiram, no Theatro Gil Vicente, à peça de teatro “Chef Giovanni e o tesouro da alimentação saudável”.

Alguns utentes do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) apreciaram uma exposição sobre o trabalho do linho, milho e pintura, na Biblioteca Municipal de Vila Verde, e visitaram ainda a Igreja do Senhor dos Navegantes, em Vila do Conde.

Relativamente perto, utentes do Lar de Santo André visitaram o Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

Também as pessoas idosas que residem no Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa visitaram o Museu da Póvoa de Varzim. Igualmente fora de portas, visitaram a Santa Luzia, em Viana do Castelo, e ainda o Bom Jesus, em Braga. Das visitas, além de momentos e memórias, ficam registos fotográficos que, aqui, partilhamos.

IRSI_Ida ao teatro_01

Feirinha de outono no CIB

Pais, familiares e amigos participaram na Feirinha de outono, no Centro Infantil de Barcelos (CIB), onde puderam adquirir vários produtos.

Além disso, entre outros momentos de diversão, tiveram ainda oportunidade de assistir a um momento musical, sob o mote “Músicas de outono”, protagonizado pelas nossas crianças.

Feirinha de outono_CIB_01

Formação de colaboradores sobre “Stress do Profissional”

Mais de meia centena de colaboradores da Santa Casa participou, ao longo de cinco diferentes sessões, na ação formativa sobre “Stress do Profissional”. As sessões foram orientadas por uma das psicólogas da instituição, Sofia Miranda, com os objetivos de identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo; identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional; e distinguir stress profissional de burnout.

Formação de Colaboradores_ Stress do Profissional_01

Simulacro no CSCMENC, em Silveiros

Depois de, em agosto, ter decorrido, em Silveiros, uma formação em “Segurança contra incêndios”, que com a colaboração da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos, no último mês, realizou-se um simulacro.

Com este exercício de sensibilização e prevenção, pôs-se à prova conhecimentos e informação pré-existente sobre, entre outros, planos de emergência, organização das equipas de intervenção, localização e manutenção de equipamentos de combate, primeira intervenção no combate a incêndios e evacuação.

Simulacro_CSCMENC_01

Outubro foi ainda mês de outras celebrações. Logo no dia 1, comemoramos o Dia da Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Mundial da Música. Já no final do mês, celebrou-se o Halloween – por cá, também chamado de ‘Dia das Bruxas’. Nota ainda para o movimento “Outubro Rosa”, assinalado nas nossas unidades operacionais.

SCM Barcelos, 14-11-2022