Segundo a tradição, os três Reis Magos seguiram a estrela e foram até ao Presépio de Belém, para visitar e adorar o Menino Jesus. Por cá, na Misericórdia de Barcelos, também quisemos anunciar o nascimento de Jesus e desejar um bom ano 2023.
Assim foi na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, com os utentes a construírem as suas coroas, a cantar temas alusivos à época e a realizarem a tradicional Ceia de Reis.




























Celebração dos Reis_UCCI_04
Também as crianças que frequentam a Creche Familiar celebraram os Reis. Aqui deixamos registo, com destaque para as belas coroas.


















Celebração dos Reis_ Creche Familiar_01
A tradição cumpriu-se noutras unidades operacionais, como no Infantário Rainha Santa Isabel, Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar de Santo André e novamente na UCCI de Santo António, com alguns utentes e colaboradores a presentearem os restantes companheiros com Cantares de Reis e de Janeiras.







































Cantar das Janeiras_ LSA_
Além disso, vários foram os grupos amigos que bateram à nossa ‘porta’ para nos desejarem um bom ano. O Grupo Folclórico de Barcelinhos cumpriu o Cantar das Janeiras no Lar Nossa Senhora da Misericórdia e as crianças do Colégio Menino Deus no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor.





















Cantar das Janeiras pela Escola Menino de Deus_ LM_LRDL_01
Já antes, os utentes da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) e os nossos meninos e meninas do Centro Infantil de Barcelos (CIB) tinham trazido bonitas canções e a partilha da sua alegria, nos Serviços Partilhados e Lar Rainha Dona Leonor. Num verdadeiro encontro gerações, houve sorrisos, afetos e boas memórias.



















Cantares de Reis_ APAC_01
Foi com muita alegria que recebemos todos, nestes momentos de partilha e preservação da tradição.
SCM Barcelos, 13-01-2023
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) reforçou, hoje, o seu compromisso com a formação e desenvolvimento de pessoas, ao celebrar um Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas. O acordo, assinado esta quinta-feira, durante a 56th International People Conference | Sustentabilidade Humana, prevê a cooperação através de investigação aplicada, formação, imersão e/ou estágios e partilha de boas práticas no âmbito da intervenção social desenvolvida pela SCMB. O foco desta parceria assenta na disseminação e partilha de conhecimentos e boas práticas sobre Recursos Humanos, Trabalho e Competências, contemplando a adoção de tecnologias e estimulando o desenvolvimento de ecossistemas colaborativos entre indivíduos, organizações e sociedade. A parceria entre a Misericórdia de Barcelos e a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas acontece na senda da aposta na formação e capacitação das pessoas, levada a cabo pela nossa instituição. A este propósito, já este ano, 345 colaboradores participaram em ações de formação, foram realizados cerca de 20 estágios profissionais, cerca de 90 estágios curriculares nas mais diversas áreas de formação profissional e 115 estágios internacionais ERASMUS+. Além disso, a formação da comunidade – promovida pelo projeto atual, cofinanciado no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030) –, conta já com cerca de 700 pessoas formadas.
Ver Mais
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António celebrou, segunda-feira, de forma simbólica, os seus 11 anos de atividade, com a realização de uma eucaristia de ação de graças, animada musicalmente pelo Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos. A celebração do aniversário foi pretexto para recordar que, ao longo desta trajetória, a UCCI de Santo António tem sido “um espaço de acolhimento, recuperação e esperança, onde cada gesto e cada olhar refletem o valor humano do cuidar”. “Cuidar com excelência e humanidade” é o propósito da equipa de trabalho desta unidade, que reconhece e agradece a todos – utentes, famílias, profissionais, voluntários e Mesa Administrativa – os que fazem parte desta história e contribuem diariamente para que o trabalho seja feito com “qualidade, empatia e respeito”. Com 11 anos de existência, a UCCI de Santo António tem em funcionamento duas unidades de internamento – a Unidade de Média Duração e Reabilitação e a Unidade de Longa Duração e Manutenção –, acreditadas pela DGS, desde 2022. Possui ainda cinco camas, em regime de internamento privado. [ALBUM:1321]
Ver Mais