Segundo a tradição, os três Reis Magos seguiram a estrela e foram até ao Presépio de Belém, para visitar e adorar o Menino Jesus. Por cá, na Misericórdia de Barcelos, também quisemos anunciar o nascimento de Jesus e desejar um bom ano 2023.
Assim foi na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, com os utentes a construírem as suas coroas, a cantar temas alusivos à época e a realizarem a tradicional Ceia de Reis.
Celebração dos Reis_UCCI_04
Também as crianças que frequentam a Creche Familiar celebraram os Reis. Aqui deixamos registo, com destaque para as belas coroas.
Celebração dos Reis_ Creche Familiar_01
A tradição cumpriu-se noutras unidades operacionais, como no Infantário Rainha Santa Isabel, Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar de Santo André e novamente na UCCI de Santo António, com alguns utentes e colaboradores a presentearem os restantes companheiros com Cantares de Reis e de Janeiras.
Cantar das Janeiras_ LSA_
Além disso, vários foram os grupos amigos que bateram à nossa ‘porta’ para nos desejarem um bom ano. O Grupo Folclórico de Barcelinhos cumpriu o Cantar das Janeiras no Lar Nossa Senhora da Misericórdia e as crianças do Colégio Menino Deus no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor.
Cantar das Janeiras pela Escola Menino de Deus_ LM_LRDL_01
Já antes, os utentes da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) e os nossos meninos e meninas do Centro Infantil de Barcelos (CIB) tinham trazido bonitas canções e a partilha da sua alegria, nos Serviços Partilhados e Lar Rainha Dona Leonor. Num verdadeiro encontro gerações, houve sorrisos, afetos e boas memórias.
Cantares de Reis_ APAC_01
Foi com muita alegria que recebemos todos, nestes momentos de partilha e preservação da tradição.
SCM Barcelos, 13-01-2023
Na Santa Casa, promovemos e valorizamos as tradições, as memórias e a identidade cultural. À semelhança do que aconteceu nas unidades de Educação na Infância, também nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António decorreu a tradicional desfolhada. Mais do que uma prática, o momento proporcionou o convívio e permitiu manter viva a tradição, ao som de cantigas tradicionais. Bons momentos recreativos, cujo registo fotográfico aqui partilhamos. Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia - Participação dos utentes numa desfolhada, no campo – [ALBUM:734] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa - Desfolhada do milho, dança e cantigas tradicionais – [ALBUM:731] UCCI de Santo António - Atuação musical do grupo de Cantadeiras Lírios do Neiva e desfolhada tradicional – [ALBUM:730] Lar de Santo André - Desfolhada tradicional, ao som da atuação musical de Hilário & Amigos – [ALBUM:733] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Festa das Colheitas, com desfolhada, atuação d’ Os Amigos das Cordas de Barcelos e dança - [ALBUM:732]
Ver MaisAo longo das últimas semanas, em várias unidades da Misericórdia de Barcelos – lares, jardins de infância e unidade de cuidados continuados – os nossos utentes têm mantido viva a tradição da desfolhada. Partilhamos hoje a experiência dos mais novos, na valorização das tradições de outrora, com a natureza e no contacto com a natureza, as suas cores e texturas. Nas várias unidades de Educação na Infância, houve momentos divertidos e animação musical, enquanto as crianças experimentavam a prática de desfolhar o milho, conforme os registos que aqui partilhamos. - Centro Infantil de Barcelos – [ALBUM:729] - Infantário Rainha Santa Isabel – [ALBUM:727] - Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – (com participação dos utentes do Centro de Dia e de Lazer da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos) [ALBUM:728]
Ver Mais