entre-afetos-e-melodias-os-desejos-de-um-bom-ano

Entre afetos e melodias, os desejos de um bom ano

Tradição dos cantares de Reis e de Janeiras cumpre-se na Misericórdia de Barcelos

Segundo a tradição, os três Reis Magos seguiram a estrela e foram até ao Presépio de Belém, para visitar e adorar o Menino Jesus. Por cá, na Misericórdia de Barcelos, também quisemos anunciar o nascimento de Jesus e desejar um bom ano 2023.

Assim foi na Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, com os utentes a construírem as suas coroas, a cantar temas alusivos à época e a realizarem a tradicional Ceia de Reis.

Celebração dos Reis_UCCI_04

Também as crianças que frequentam a Creche Familiar celebraram os Reis. Aqui deixamos registo, com destaque para as belas coroas. 

Celebração dos Reis_ Creche Familiar_01

A tradição cumpriu-se noutras unidades operacionais, como no Infantário Rainha Santa IsabelLar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar de Santo André e novamente na UCCI de Santo António, com alguns utentes e colaboradores a presentearem os restantes companheiros com Cantares de Reis e de Janeiras.

Cantar das Janeiras_ LSA_

Além disso, vários foram os grupos amigos que bateram à nossa ‘porta’ para nos desejarem um bom ano. O Grupo Folclórico de Barcelinhos cumpriu o Cantar das Janeiras no Lar Nossa Senhora da Misericórdia e as crianças do Colégio Menino Deus no Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor.

Cantar das Janeiras pela Escola Menino de Deus_ LM_LRDL_01

Já antes, os utentes da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) e os nossos meninos e meninas do Centro Infantil de Barcelos (CIB) tinham trazido bonitas canções e a partilha da sua alegria, nos Serviços Partilhados e Lar Rainha Dona Leonor. Num verdadeiro encontro gerações, houve sorrisos, afetos e boas memórias.

Cantares de Reis_ APAC_01

Foi com muita alegria que recebemos todos, nestes momentos de partilha e preservação da tradição.


SCM Barcelos, 13-01-2023

Notícias