Foi com grande alegria e emoção que acolhemos, este domingo, na Igreja da Misericórdia, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O templo encheu-se de fiéis que quiseram juntar-se a esta peregrinação e, em oração, contemplar e venerar os dois símbolos que acompanham e representam a JMJ: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
No final da cerimónia – muito participada e animada pelos jovens da Comunidade de Santo António –, antes da partida dos símbolos, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, foi o porta-voz da “alegria” da instituição por poder associar-se a um momento tão significativo: “Partilho a alegria que tivemos e a emoção que sentimos e estamos a viver neste momento por receber, na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora”. “Creio que, neste curto espaço de uma hora, se viveu muito e se viveu o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude. De facto, a vinda de Sua Santidade o Papa Francisco ao nosso país é um momento marcante, de fé, de crença, de devoção e Deus deu-nos a graça de receber aqui hoje estes símbolos”, sublinhou Nuno Reis.
Também participante na cerimónia, Frei Hermano Filipe, dos Franciscanos Capuchinhos, pediu, em oração, pelos utentes e colaboradores da SCMB.
No final, a Cruz peregrina – com 3,8 metros de altura, em madeira – e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – que “retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços” – rumaram à Senhora da Aparecida, em Balugães, permanecendo, no nosso concelho, até terça-feira. Já a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.





































Acolhimento dos Símbolos da JMJ_01
SCM Barcelos, 05-02-2023
Recuámos um pouco, até outubro, para recordar alguns momentos e atividades que marcaram a nossa instituição. SEMANA DA ALIMENTAÇÃO E DIA DO PÃO Tendo como pretexto o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), toda a semana foi de sensibilização – nas ERPI, infantários e UCCI –, de forma pedagógica e lúdica, para escolhas saudáveis, variadas e sustentáveis. Entre as atividades e dinâmicas, houve até espaço para conhecer a História da Lagartinha Comilona (CSCMENC). [ALBUM:1304] Ainda em outubro, a propósito da sinalização do Dia Mundial do Pão (dia 16), os utentes do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) e Centro de Dia puseram mãos à obra, com o apoio do Sr. Manuel, da Rosa Cintilante, e recordaram esta prática. O mesmo aconteceu com as crianças do CSCMENC, que ficaram a conhecer o processo necessário até terem um delicioso pão para saborear. [ALBUM:1303] SEMANA DAS NOVAS TECNOLOGIAS No Lar de Santo André (LSA), a semana das novas tecnologias foi celebrada com jogos no tablet e no computador, destacando o papel destes dispositivos como forma de estimulação da memória, coordenação e promoção do bem-estar. [ALBUM:1306] DESPORTO E ATIVIDADE FÍSICA Outubro trouxe ainda desporto e atividade física. Os utentes do LNSM assistiram e participaram – os que puderam – numa aula de zumba e foram ainda ao futebol, a um jogo do ND Os Andorinhas. E, em véspera da disputa da Taça Continental, as crianças do Centro Infantil de Barcelos (CIB) e do Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) visitaram o Pavilhão Municipal de Barcelos e partilharam a sua energia positiva com o Óquei Clube de Barcelos, que, dali a dias, haveria de conquistar o troféu. [ALBUM:1301] VALORIZAÇÃO DAS ARTES E TRABALHOS MANUAIS Outubro foi mês também de promover e valorizar as artes. Desde teatro – com ida ao Theatro Gil Vicente para assistir à peça "Chef Giovanni e a alimentação saudável" e ainda teatro de marionetas, no IRSI, promovido pelos alunos do curso de Técnicos de Ação Educativa do IEFP de Viana de Castelo… [ALBUM:1305] A Tarde de Fado promovida pelo ITAU, no LM/LRDL… [ALBUM:1298] E a visita das crianças da sala 7 do CIB à Galeria Municipal de Arte. [ALBUM:1297] Porque os nossos utentes também são artistas, eis as atividades manuais no LSA, durante o mês de outubro. [ALBUM:1300] E nota máxima, também em Silveiros, para os trabalhos de exploração criativa do outono. [ALBUM:1308] PASSEIOS E OUTRAS DINÂMICAS NO EXTERIOR Fora de portas, novamente, os utentes do LSA aproveitaram um dia soalheiro para ir ao café, como forma de promoção da socialização, autonomia e integração na comunidade; as crianças do CSCMENC passearam pela floresta, para observarem e apreciarem as características do outono e darem asas à imaginação; e houve ainda tempo para visita a uma quinta. [ALBUM:1299] No exterior, as crianças do IRSI prepararam canteiros de plantas com material de desperdício (utilização de paletes e garrafões de plástico usados). [ALBUM:1302]
Ver Mais
A 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, efeméride que foi pretexto para as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas receberem a “visita” de vários animais, com os quais contactaram, entre sorrisos, ternura e momentos de afeto: cães, gatos, cavalo e pónei. Lar Nossa Senhora da Misericórdia – “Animais e Emoções” serviu de mote a uma atividade com animais do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Barcelos (Canil e Gatil Municipal), para criar momentos e memórias com os nossos utentes – [ALBUM:1294] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Visita ao Solar do Cão e do Gato, em Balasar, para conhecer as dinâmicas e cuidados a ter com animais de companhia – [ALBUM:1292] Lar de Santo André - Atividade de demonstração com animais de quatro patas: um cavalo, um pónei e um cão, de Marco São Bento (MSB Eventos Equestres) – [ALBUM:1296] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Visita e demonstração canina com os ‘patudos’ do Hotel Family Dog, proporcionando bons momentos – [ALBUM:1293] As crianças do pré-escolar do Centro Infantil de Barcelos tiveram oportunidade de conhecer ‘animais da quinta’ e as duas dinâmicas, em Silveiros. [ALBUM:1295] O Dia Mundial do Animal comemora-se, desde 1931, a 4 de outubro, pois é a data em qua a Igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Nas várias atividades dinamizadas na Misericórdia de Barcelos, crianças e pessoas idosas tiveram oportunidade de contactar com vários animais, lembrando a importância que estes têm na vida das pessoas, mas também a necessidade das responsabilidades e dos cuidados a ter para os proteger.
Ver Mais