simbolos-da-jmj-acolhidos-com-alegria-e-emocao-na-igreja-da-scmb

Símbolos da JMJ acolhidos com alegria e emoção na Igreja da SCMB

Foi com grande alegria e emoção que acolhemos, este domingo, na Igreja da Misericórdia, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O templo encheu-se de fiéis que quiseram juntar-se a esta peregrinação e, em oração, contemplar e venerar os dois símbolos que acompanham e representam a JMJ: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

No final da cerimónia – muito participada e animada pelos jovens da Comunidade de Santo António –, antes da partida dos símbolos, o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, foi o porta-voz da “alegria” da instituição por poder associar-se a um momento tão significativo: “Partilho a alegria que tivemos e a emoção que sentimos e estamos a viver neste momento por receber, na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora”. “Creio que, neste curto espaço de uma hora, se viveu muito e se viveu o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude. De facto, a vinda de Sua Santidade o Papa Francisco ao nosso país é um momento marcante, de fé, de crença, de devoção e Deus deu-nos a graça de receber aqui hoje estes símbolos”, sublinhou Nuno Reis.

Também participante na cerimónia, Frei Hermano Filipe, dos Franciscanos Capuchinhos, pediu, em oração, pelos utentes e colaboradores da SCMB.

No final, a Cruz peregrina – com 3,8 metros de altura, em madeira – e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – que “retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços” – rumaram à Senhora da Aparecida, em Balugães, permanecendo, no nosso concelho, até terça-feira. Já a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Acolhimento dos Símbolos da JMJ_01

 


SCM Barcelos, 05-02-2023

Notícias