ser-misericordia-e-assumir-a-missao-de-cuidar

Ser Misericórdia e assumir a missão de cuidar

Santa Casa de Barcelos assinala 31.º Dia Mundial da Pessoa Doente

“A doença faz parte da nossa experiência humana”. Quem o recorda é o Papa Francisco, a propósito do 31.º Dia Mundial da Pessoa Doente, que hoje se celebra. Na mensagem para a celebração deste ano, Francisco convida-nos a refletir sobre o facto de “podermos aprender, precisamente através da experiência da fragilidade e da doença, a caminhar juntos”. O Santo Padre sublinha que “viver indiferentes à dor não é uma opção possível”, destacando o papel de quem intervém junto das pessoas doentes – “em família, com o trabalho, a investigação e o voluntariado”.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos assinalou, esta semana, o 31.º Dia Mundial da Pessoa Doente. Na passada terça-feira, a habitual eucaristia, na Igreja da Misericórdia, contou com a participação de utentes das várias estruturas residenciais para pessoas idosas da Santa Casa. Na homília, o Padre Vítor Sá lembrou os “irmãos misericordiosos que cuidam de nós”. Em linha com a mensagem do Papa Francisco, o celebrante notou que “somos mais frágeis, quando vivemos o sofrimento de forma individual”, daí ser importante haver “quem cuida, quem protege, quem está vigilante”.

Celebração_ Dia da Pessoa Doente_ ERPI_01

No dia seguinte, na Unidade de Cuidados Integrados de Santo António, celebrou-se também o Dia Mundial da Pessoa Doente, com eucaristia celebrada pelo Padre Eduardo Miranda.

Celebração_ Dia da Pessoa Doente_ UCCI_01

Celebrado anualmente a 11 de fevereiro, o Dia Mundial da Pessoa Doente foi instituído, em 1992, pelo Papa João Paulo II. A celebração da efeméride procura sensibilizar a comunidade para a importância de respeitar, apoiar e cuidar das pessoas doentes.


SCM Barcelos, 11-02-2023

Notícias