carnaval-na-infancia-entre-a-diversao-e-a-sensibilizacao

Carnaval na Infância: entre a diversão e a sensibilização

Cerca de 200 crianças – de pré-escolar, do Centro Infantil de Barcelos, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa e Infantário Rainha Santa Isabel – participaram, há precisamente uma semana, no Desfile de Carnaval das Escolas, promovido pelo Município de Barcelos.

De modo criativo e colorido, as nossas crianças desfilaram sob o tema Misericórdia Verde, sensibilizando para a promoção de uma maior sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental.

Para isso, apresentaram uma viagem às origens e levaram-nos à natureza, no seu esplendor máximo, em que tudo começa numa “pequena e bela semente”, que delicadamente brota num pequeno caule, “um caule que começa a ganhar forças, que se ergue numa árvore revestida de linhas folhas”. Eis uma árvore que começa a florir, “dotada de uma beleza e perfume invejável” e “as flores que se transformam em belos e deliciosos frutos”. Para que tudo isto possa acontecer, não podemos esquecer “o papel importante do Sol e da Água na germinação e crescimento das plantas”.

Fica a importante mensagem de que “as mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes e é nos pequenos gestos (reciclagem, poupança da água, uso responsável da energia) que podemos fazer a diferença e manter esta beleza que é a Natureza e a Misericórdia Verde.

Desfile de Carnaval_ 17-02-2023_01

O Carnaval é uma das festas do ano mais aguardadas pelas crianças. Na Creche “As Formiguinhas”, foi celebrado com grande entusiasmo, várias atividades e decorações a preceito. Houve animais à solta, princesas, heróis, palhaços e outros mascarados.

Festa de Carnaval_ CAF_01

Um pouco por todo o concelho, nas Creches Familiares (Amas), a data foi igualmente celebrada de modo festivo e criativo.

Carnaval 2023_ Creche Familiar_01

Em Silveiros, no Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, pela manhã, as crianças da creche fizeram uma visita ao Lar e levaram animação às pessoas idosas que ali residem.

Carnaval_ Ed. Infância_ CSCMENC_01

No Centro Infantil de Barcelos, também como decoração a rigor, houve um desfile de mascarados e muita animação.

Carnaval 2023_ CIB_ 01

E, no Infantário Rainha Santa Isabel, houve a folia e a criatividade características do Carnaval.

Carnaval_ IRSI_ Creche_01


SCM Barcelos, 24-02-2023

Notícias