Cinderela era filha de um comerciante rico, mas, quando o seu pai morreu, passou a ser maltratada pela madrasta e pelas duas filhas desta.
Certa vez, houve um baile no palácio, mas Cinderela estava impedida de ir. Feita criada, tinha de limpar a casa e, além disso, não tinha um vestido bonito para usar na festa. Mas com a ajuda e esforços da sua fada madrinha e depois de várias tentativas – primeiro, de Ferrari, depois, num avião da TAP –, eis que, de nave espacial, Cinderela conseguiu chegar ao baile. Durante toda a festa, dançou com o Príncipe e encantou-o.
O resto da história? É magia e encanto!
“Cinderela” foi a peça apresentada pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, nas duas últimas semanas, no Infantário Rainha Santa Isabel e Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), proporcionando momentos de partilha, diversão e encanto às nossas crianças e até aos meus graúdos.
Veja aqui as imagens.
Infantário Rainha Santa Isabel
Cinderela_IRSI (1)
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros)
Cinderela_CSCMENC (1)
SCM Barcelos, 27-03-2023
Celebrar o Dia Mundial da Criança é, desde logo, sinónimo de valorizar a energia, a curiosidade e a sinceridade dos mais pequenos. É ocasião, também, para pedirmos que, no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças, todos os seus direitos sejam salvaguardados. Na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), assinalámos a data com muitas brincadeiras e sorrisos. Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1221] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1220] Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) [ALBUM:1222] No âmbito da Semana da Criança, algumas atividades foram dinamizadas pelas ‘famílias’ das nossas crianças. Os pais Pedro Silva e Poka, atletas do Óquei Clube de Barcelos, estiveram com as crianças do IRSI a dar a conhecer a modalidade do hóquei em patins e a partilhar a experiência de estar sobre patins e “truques” para a stickada certeira. [ALBUM:1217] Já a mãe Rebecca Taylor, com Ana Bompastor e Inês Lameira – também jogadoras da equipa sénior feminina do Basquete Clube de Barcelos –, visitou as nossas crianças e, entre sorrisos e muito entusiasmo, deu a conhecer a modalidade de basquetebol. [ALBUM:1216] “O que queres ser quando fores grande?” Na véspera do Dia da Criança, sob o mote “O que queres ser quando fores grande?”, cerca de 70 crianças do Infantário Rainha Santa Isabel e do Centro Infantil de Barcelos, da SCMB, visitaram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Ao longo de uma tarde repleta de animação, imaginação e bons momentos, as nossas crianças apreciaram a leitura encenada da história “As raparigas também podem, os rapazes também podem”, de Sophie Gourion. Houve oportunidade, ainda, para brincadeiras com o Ben Ben, um cão robô, e para, livremente, dar largas à imaginação e à criatividade no Mural das Profissões e na Oficina de Marcadores de Livros. Esta iniciativa resultou da colaboração entre a Biblioteca José Mariano Gago e o Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, com o apoio do ID+, da Fábrica de Clubes e da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão). [ALBUM:1218] “Hora do Brincar” A propósito do Dia Internacional do Brincar, celebrado a 11 de junho, o Município de Barcelos desafiou as instituições a associar-se à “Hora do Brincar”. Tratou-se de uma iniciativa com foco nas crianças e no ato de brincar livremente, no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permitisse o contacto com a natureza. Assim o fizemos! Veja alguns registos da participação das unidades de Educação na Infância nesta celebração. [ALBUM:1219]
Ver MaisAs crianças que frequentam as unidades de Educação na Infância da Misericórdia de Barcelos conheceram, no último mês, “O Elefante Zacarias”. Nesta história, encenada pela Companhia de Teatro da Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI), as crianças foram convidadas a viajar pelo mundo do Zacarias, um elefante cego que se faz amigo de Aninhas. Foi, então, Aninhas, uma ratinha branca, que lhe deu – e ao público também – a conhecer a beleza de um mundo de cores e sentidos que, devido à sua limitação visual, Zacarias ainda não conhecia. Mais do que uma aventura de estimulação sensorial, “O Elefante Zacarias” é também um estímulo à aceitação e inclusão da diferença e ao respeito pela individualidade e pela diversidade. Uma mensagem valiosa e inspiradora que marcou, seguramente, as nossas crianças. Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa [ALBUM:1210] Creche “As Formiguinhas” [ALBUM:1207] Infantário Rainha Santa Isabel [ALBUM:1211] Centro Infantil de Barcelos [ALBUM:1208]
Ver Mais