conhecer-a-historia-da-misericordia-e-conhecer-barcelos

Conhecer a História da Misericórdia é conhecer Barcelos

Exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499” estará patente até 28 de maio

“Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”. Assim se chama a exposição inaugurada, esta sexta-feira, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

Elisa Braga, vereadora da Cultura do Município de Barcelos, enfatizou a “honra” de acolher nos Paços do Concelho uma “exposição magnífica” com o património cultural da Santa Casa, considerando ser “a melhor forma de mostrar a história de Barcelos”.

Já Nuno Reis, provedor da instituição, sublinhou a importância de “expor e dar a conhecer o trabalho social que a Misericórdia de Barcelos vem fazendo em prol da nossa comunidade”, nas mais diversas áreas de intervenção. Mesmo não sendo exequível, até por limitações de espaço e tempo, “concentrar uma História de 524 anos ao serviço do próximo”, considerou que a exposição merece ser visitada, tanto mais que “não é possível falar da História de Barcelos nos últimos 500 anos, sem falar da História da Misericórdia de Barcelos”.

Percorrendo parte do acervo da Misericórdia de Barcelos – desde fotografias, passando por esculturas, paramentos ou estandartes –, os visitantes são convidados a conhecer a História, de mais de cinco séculos, “ao serviço de quem mais precisa, assumindo as Obras de Misericórdia como centralidade estratégica”.

A exposição “Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499” e estará patente, até 28 de maio, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

“Misericórdia - Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”_ Inauguração_01


SCM Barcelos, 28-04-2023

Notícias