Já nos idos de 1504, em que se estima o milagre do aparecimento da Cruz em Barcelos, os irmãos da então Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia terão desfilado em solene procissão. Este ano, uma vez mais, uma representação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre membros dos órgãos sociais e colaboradores, a instituição voltou a marcar presença na Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que percorreu a cidade, desde a Igreja Matriz até ao templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, no feriado municipal, dia 3 de maio.
Este é o momento mais marcante em termos religiosos, mas o envolvimento e participação da Santa Casa de Barcelos é mais vasto.
Os utentes do Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Lar de Santo André visitaram e apreciaram os tapetes de pétalas naturais, no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, bem como os arcos da romaria, em representação de várias freguesias do concelho.
Cruzes'2023 (Foto_Município de Barcelos)
Entretanto, até 28 de maio, está patente, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição ‘Misericórdia: Património ao Serviço da Comunidade desde 1499’, que integra a programação oficial da Festa das Cruzes 2023.
SCM Barcelos, 10-05-2023
É apresentado, esta quinta-feira, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, o livro “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados”, da autoria do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis. Na obra, Nuno Reis avalia em que medida as relações de parceria Estado-Misericórdias têm contribuído para os objetivos das opções políticas de Saúde, nomeadamente na área hospitalar. Na sequência de estudo exaustivo e análise comparativa e cuidadosa, Nuno Reis dá a conhecer resultados que “reforçam essas parcerias como opção política válida em termos de sustentabilidade e acesso aos cuidados de saúde pelos utentes”. O estudo permitiu ainda concluir que “os hospitais desnacionalizados apresentam maior produtividade do que a média dos hospitais do SNS, diferença essa mais acentuada no período pós-devolução”. O livro “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados” – baseado na tese de doutoramento, especialidade em Administração da Saúde, defendida em março deste ano, no ISCSP-ULisboa – cruza o campo de políticas públicas e de gestão da saúde para abordar uma matéria ainda por explorar e apresenta-nos um estudo de caso que revela novos dados e, ao mesmo tempo, interpela à reflexão e procura os melhores caminhos para que as parcerias público-sociais possam ser “mais efetivas, assentes em relações de cooperação e com benefícios de boa governança para todos os parceiros”. “Estamos ante um estudo corajoso. Que valoriza com desassombro o trabalho em rede e parcerias, sendo exigente na governança e nas metas da saúde e custos para o Estado, mas admitindo inovação, sinergias, boas práticas e gestão mais próxima. É uma tese de grande oportunidade face à necessidade da melhoria de resposta do Sistema de Saúde e, em particular, do Serviço Nacional de Saúde”, escreve no prefácio Paulo Moita de Macedo. O ex-Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional, de 2011 a 2015, acrescenta, ainda, que este trabalho “traz-nos muitos mais dados e lança luz para o futuro”. A sessão no Porto acontece esta quinta-feira, dia 18 de setembro, pelas 18h00. A apresentação estará a cargo de António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto, e de Manuel Pizarro, antigo ministro da Saúde do XXV Governo Constitucional, de 2022 a 2024. Segue-se uma sessão em Lisboa, a 25 de setembro, pelas 18h00, na Culturgest. Em Braga, a apresentação de “Parcerias Público-Sociais: o caso dos Hospitais (des)nacionalizados” terá lugar na Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão (edifício 8), Campus de Gualtar, a 1 de outubro, pelas 18h00.
Ver MaisA Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está a participar, em Estocolmo (Suécia), no encontro Learning, Teaching and Training (LTT), no âmbito do Programa Erasmus+. Esta iniciativa integra o Projeto Progress, promovido pela entidade parceira Mobility Friends, que visa capacitar empresas e organizações para acolherem e integrarem, de forma mais eficaz, estagiários e profissionais com autismo, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais inclusivos e acessíveis. Durante o LTT, as entidades participantes integram workshops e sessões práticas, que lhes permitem compreender melhor os desafios enfrentados por pessoas com autismo no contexto profissional, e adquirirem ferramentas e boas práticas para promover a sua inclusão no mercado de trabalho. Este projeto representa mais um passo na promoção da diversidade, equidade e inclusão nas organizações e na sociedade. [ALBUM:1268]
Ver Mais