Já nos idos de 1504, em que se estima o milagre do aparecimento da Cruz em Barcelos, os irmãos da então Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia terão desfilado em solene procissão. Este ano, uma vez mais, uma representação da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre membros dos órgãos sociais e colaboradores, a instituição voltou a marcar presença na Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, que percorreu a cidade, desde a Igreja Matriz até ao templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, no feriado municipal, dia 3 de maio.
Este é o momento mais marcante em termos religiosos, mas o envolvimento e participação da Santa Casa de Barcelos é mais vasto.
Os utentes do Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, Lar da Misericórdia, Lar Rainha Dona Leonor, Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Lar de Santo André visitaram e apreciaram os tapetes de pétalas naturais, no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, bem como os arcos da romaria, em representação de várias freguesias do concelho.
































Cruzes'2023 (Foto_Município de Barcelos)
Entretanto, até 28 de maio, está patente, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição ‘Misericórdia: Património ao Serviço da Comunidade desde 1499’, que integra a programação oficial da Festa das Cruzes 2023.
SCM Barcelos, 10-05-2023
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos – através das suas várias unidades – associou-se ao movimento “Outubro Rosa”, como forma de consciencializar para a importância de estarmos atentos à nossa saúde, sensibilizando, em concreto, para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que “o cancro da mama é um relevante problema de saúde pública” e atenta nos dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2024), segundo os quais “o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo”. Em outubro, assinalam-se três datas relacionadas com o cancro da mama: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático (dia 13), Dia da Saúde da Mama (a 15) e Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama (dia 30). A Santa Casa de Barcelos “vestiu-se” também de rosa. Eis os registos fotográficos que aqui partilhamos. Laço Humano – A 30 de outubro, com a participação de utentes e colaboradores da UCCI de Santo António, CMFR, Lar da Misericórdia/ Lar Rainha Dona Leonor, Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) e Centro de Dia. No Centro Infantil de Barcelos, as crianças da sala 8 também formaram um laço de sensibilização – [ALBUM:1309] – Dinamização de atividades de sinalização e consciencialização, no LNSM e Lar de Santo André (LSA) – [ALBUM:1310] DIA MUNDIAL DO AVC Ainda com o foco na prevenção e sensibilização pela nossa saúde, na UCCI de Santo António, assinalou-se, igualmente, o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a 29 de outubro. Sob o mote deste ano – “Cada M1nuto Conta” –, numa sessão multidisciplinar, com o contributo de vários profissionais da instituição, procurou-se consciencializar utentes, familiares e cuidadores para esta doença, desde logo, com esclarecimento de dúvidas e alerta para a importância da prevenção. [ALBUM:1311]
Ver Mais
Recuámos um pouco, até outubro, para recordar alguns momentos e atividades que marcaram a nossa instituição. SEMANA DA ALIMENTAÇÃO E DIA DO PÃO Tendo como pretexto o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), toda a semana foi de sensibilização – nas ERPI, infantários e UCCI –, de forma pedagógica e lúdica, para escolhas saudáveis, variadas e sustentáveis. Entre as atividades e dinâmicas, houve até espaço para conhecer a História da Lagartinha Comilona (CSCMENC). [ALBUM:1304] Ainda em outubro, a propósito da sinalização do Dia Mundial do Pão (dia 16), os utentes do Lar Nossa Senhora da Misericórdia (LNSM) e Centro de Dia puseram mãos à obra, com o apoio do Sr. Manuel, da Rosa Cintilante, e recordaram esta prática. O mesmo aconteceu com as crianças do CSCMENC, que ficaram a conhecer o processo necessário até terem um delicioso pão para saborear. [ALBUM:1303] SEMANA DAS NOVAS TECNOLOGIAS No Lar de Santo André (LSA), a semana das novas tecnologias foi celebrada com jogos no tablet e no computador, destacando o papel destes dispositivos como forma de estimulação da memória, coordenação e promoção do bem-estar. [ALBUM:1306] DESPORTO E ATIVIDADE FÍSICA Outubro trouxe ainda desporto e atividade física. Os utentes do LNSM assistiram e participaram – os que puderam – numa aula de zumba e foram ainda ao futebol, a um jogo do ND Os Andorinhas. E, em véspera da disputa da Taça Continental, as crianças do Centro Infantil de Barcelos (CIB) e do Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) visitaram o Pavilhão Municipal de Barcelos e partilharam a sua energia positiva com o Óquei Clube de Barcelos, que, dali a dias, haveria de conquistar o troféu. [ALBUM:1301] VALORIZAÇÃO DAS ARTES E TRABALHOS MANUAIS Outubro foi mês também de promover e valorizar as artes. Desde teatro – com ida ao Theatro Gil Vicente para assistir à peça "Chef Giovanni e a alimentação saudável" e ainda teatro de marionetas, no IRSI, promovido pelos alunos do curso de Técnicos de Ação Educativa do IEFP de Viana de Castelo… [ALBUM:1305] A Tarde de Fado promovida pelo ITAU, no LM/LRDL… [ALBUM:1298] E a visita das crianças da sala 7 do CIB à Galeria Municipal de Arte. [ALBUM:1297] Porque os nossos utentes também são artistas, eis as atividades manuais no LSA, durante o mês de outubro. [ALBUM:1300] E nota máxima, também em Silveiros, para os trabalhos de exploração criativa do outono. [ALBUM:1308] PASSEIOS E OUTRAS DINÂMICAS NO EXTERIOR Fora de portas, novamente, os utentes do LSA aproveitaram um dia soalheiro para ir ao café, como forma de promoção da socialização, autonomia e integração na comunidade; as crianças do CSCMENC passearam pela floresta, para observarem e apreciarem as características do outono e darem asas à imaginação; e houve ainda tempo para visita a uma quinta. [ALBUM:1299] No exterior, as crianças do IRSI prepararam canteiros de plantas com material de desperdício (utilização de paletes e garrafões de plástico usados). [ALBUM:1302]
Ver Mais