misericordia-de-barcelos-acolhe-dadiva-de-paramentos-antigos

Misericórdia de Barcelos acolhe dádiva de paramentos antigos

Ação de benemerência resulta da “confiança na instituição, de obra feita”

Decorreu, esta terça-feira, uma simbólica cerimónia de Benemerência por oferta de paramentos litúrgicos dos finais do século XIX do outrora benemérito da instituição Monsenhor Domingos José de Sousa, até agora na posse da sua sobrinha-bisneta Filomena Lima Torres.

A exposição dos bens doados – que pode agora ser apreciada na Sala de Insígnias da Irmandade – contempla casulas, estolas, palas de cálice com bolsas corporais, que se apresentam como autênticas obras de arte. Os paramentos litúrgicos católicos romanos, datados desde os meados do século XIX, de diferentes técnicas e materiais, mostram-se, assim, pela primeira vez ao público, por ação benemérita de Filomena Lima Torres e família, numa demonstração de generosidade “há já algum tempo manifestada”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) salientou a vontade de “prestar tributo e homenagem àqueles que, ao longo do tempo, foram servindo a causa desta instituição”, como o Monsenhor Domingos José de Sousa. Também por isso, acrescentou, “não queremos deixar passar em claro o significado daquilo que está aqui a acontecer, uma dádiva de valor simbólico e real tão grande quanto este”.

Por sua vez, Filomena Lima Torres usou da palavra para sublinhar a “confiança na instituição, de obra feita […], com trabalho muito bem elaborado na retaguarda, com estratégias bem definidas e que têm vindo a dar os seus frutos”. “Este momento traduz a oportunidade de reforçar questões de salvaguarda, de inovação e compromisso com a herança comum que nos une, enquanto fator de identidade e de esperança”, acrescentou a benemérita, que é também voluntária da Misericórdia de Barcelos, na área da Cultura.

A cerimónia de Benemerência, por oferta de paramentos litúrgicos dos finais do século XIX, foi acompanhada por colaboradores e Irmãos da Misericórdia, bem como pela restante comunidade, e assinalou o início das comemorações dos 524 anos da SCMB. Na sessão, foram ainda reconhecidos, pela sua benemerência, os Irmãos Manuel Dantas e Carlos Cunha.

Cerimónia de Benemerência_ 30-05-2023_ 24

Anjos tornam Capela da UCCI num espaço “ainda mais bonito e aprazível”

Antes disso, há precisamente uma semana, decorreu uma outra doação. Após visita recente à Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António, o artesão barcelense António Vale manifestou vontade de oferecer à Misericórdia dois anjos, que iria fazer propositadamente, tornando a Capela num espaço “ainda mais bonito e aprazível”.

“Obrigado por tratarem bem das pessoas que vêm ter a esta Casa por necessidade”, disse, na ocasião, António Vale. Já o provedor da SCMB, Nuno Reis, agradeceu o gesto de “uma pessoa de profunda fé, um grande artesão que nasceu com um dom que não se ensina, um homem que viveu sempre com “conhecimento” do futuro e, conhecendo muito do futuro, soube ser, no presente, um intérprete de mudança”.

A Misericórdia de Barcelos tem apelado à generosidade e contado com o apoio de benfeitores, beneméritos que, conhecendo a sua missão nas áreas da ação social, das pessoas idosas, da saúde, da educação, da cultura, do culto e do património, entregam à instituição bens, na certeza de serem aplicados em obras de misericórdia.

Doação de Anjos_ 23-05-2023_ 01


SCM Barcelos, 30-05-2023

Notícias