“Baixar”, “proteger” e “aguardar” são os três gestos que representam a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo e, conforme defendem as autoridades, podem salvar vidas. Foi com esta ideia em mente que a Misericórdia de Barcelos, através de quatro das suas unidades operacionais – Centro Infantil de Barcelos, Lar de Santo André, Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Centro de Dia – participou, esta terça-feira, 14 de novembro, na atividade “A TERRA TREME”. Trata-se de um exercício organizado, todos os anos, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, como forma de “alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo”.
O alarme tocou esta terça-feira, 14 de novembro, pelas 11h14. O exercício poderia ter durado apenas um minuto, mas, nas unidades da Santa Casa, foi mais completo, testando igualmente o Plano de Emergência, com participação dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.
A Terra Treme_ CIB_ 01
Na véspera, os colaboradores da instituição participaram numa formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, sensibilizando sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, agilizando práticas de atuação e reação.
Formação_ CIB_ 01
SCM Barcelos, 14-11-2023
De avental e com gorro de pasteleiro, munidas de todos os utensílios e ingredientes necessários, as crianças finalistas do Infantário Rainha Santa Isabel (IRSI) puseram mãos à obra, na confeção de brigadeiros e decoração de cupcakes. Tratou-se de uma atividade realizada no âmbito das ações de responsabilidade social da SABSEG, que, “com o intuito de ajudar a sociedade e ter um papel ativo na mesma, lançou um programa de jovens talentos - o AGARRA-TE “, com o objetivo de “dar apoio aos jovens e também proporcionar atividades lúdicas e fornecer bens essenciais a instituições de cariz social”. Nesse contexto, com o apoio da Aesacademy, foi realizada esta ação de culinária, na qual as nossas crianças puderam experienciar a confeção de brigadeiros, a decoração de cupcakes e – como não poderia deixar de ser! – a degustação dos produtos desenvolvidos. [ALBUM:787]
Ver MaisA Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) foi uma das instituições reconhecidas, ontem, pelo seu trabalho na área do voluntariado. “As pessoas que fazem voluntariado connosco são uma das forças motrizes da instituição”, sublinha a equipa da área de Ação Social e Voluntariado. “Através do voluntariado, envolvemos a comunidade na dinamização e promoção de atividades que se demonstrem necessárias nas diferentes áreas de intervenção da SCMB”, explica. Atualmente, a Misericórdia de Barcelos conta com a “dedicação sem preço” de 54 voluntários ativos, integrados nas diversas Unidades da Santa Casa na realização das atividades de sete projetos de voluntariado. Além disso, em 2023 recebemos mais 78 jovens voluntárias internacionais, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude. A SCMB foi ainda distinguida enquanto instituição co-coordenadora do Grupo Temático do Voluntariado. O reconhecimento da SCMB aconteceu na I Gala do Voluntariado, promovida pelo Município de Barcelos, em semana em que se assinalou o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro). Em nota de imprensa, o Município de Barcelos sublinhou a intenção de “contribuir para a promoção e valorização do voluntariado e, simultaneamente, impulsionar a responsabilidade social e o aumento de projetos nesta área”. O voluntariado é para aqueles que se atrevem a fazer a diferença! Se quiser juntar-se a nós e deixa a sua marca, saiba mais em: Campo da República, 4750-275 Barcelos | Telef.: 253 802 270 | E-mail: [email protected] (Fotos: SCMB e CMB)
Ver Mais