Reza a lenda que, num dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, deparando-se com um mendigo, cortou a meio a capa que vestia, para com ele partilhar. Perante a generosidade de Martinho, como por milagre, a tempestade desapareceu e o sol surgiu radioso. Eis o que se chama, atualmente, “Verão de S. Martinho”.
A 11 de novembro, comemora-se o Dia de S. Martinho, sendo que a data festiva foi assinalada, previamente – e, este ano, sem sol –, nas unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Houve castanhas, encontros intergeracionais, partilhas de histórias e memórias, momentos musicais e muita animação.
Lar de Santo André e Lar Nossa Senhora da Misericórdia
– Festa conjunta das duas estruturas, com atuação musical do grupo Concertinas do Senhor da Cruz (CCOB), encenação da Lenda de S. Martinho, sem faltar a tradicional fogueira para assar castanhas, seguida de magusto –
















Magusto_ LSA_ LNSM_ 01
Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor
– Convívio intergeracional - com crianças do Infantário Rainha Santa Isabel – contou com partilha da Lenda de S. Martinho, leitura de quadras e animação musical a cargo do grupo Concertinas de Barcelinhos –






















































Celebração S. Martinho_ LM_ LRDL_ 10
Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António
– Tarde de boa disposição e convívio, com animação musical pelo grupo Amigos das Cordas de Barcelos –









































Celebração Dia de S. Martinho_ UCCI_ 01
Nas unidades operacionais de Educação na Infância, entre decoração a preceito, houve castanhas, brincadeira e a criatividade das crianças foi evidenciada em belos trabalhos.
Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa
Celebração do S. Martinho_ EI_ CSCMENC_ 06


























Infantário Rainha Santa Isabel
Celebração do S. Martinho_ IRSI_ 11















Creche “As Formiguinhas”












































Magusto_ CAF_ 01
Centro Infantil de Barcelos






















S. Martinho_ CIB_ Sala 1_ 01
SCM Barcelos, 18-11-2023
A 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, efeméride que foi pretexto para as pessoas idosas que residem nas nossas estruturas receberem a “visita” de vários animais, com os quais contactaram, entre sorrisos, ternura e momentos de afeto: cães, gatos, cavalo e pónei. Lar Nossa Senhora da Misericórdia – “Animais e Emoções” serviu de mote a uma atividade com animais do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Barcelos (Canil e Gatil Municipal), para criar momentos e memórias com os nossos utentes – [ALBUM:1294] Lar do Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa – Visita ao Solar do Cão e do Gato, em Balasar, para conhecer as dinâmicas e cuidados a ter com animais de companhia – [ALBUM:1292] Lar de Santo André - Atividade de demonstração com animais de quatro patas: um cavalo, um pónei e um cão, de Marco São Bento (MSB Eventos Equestres) – [ALBUM:1296] Lar da Misericórdia e Lar Rainha Dona Leonor - Visita e demonstração canina com os ‘patudos’ do Hotel Family Dog, proporcionando bons momentos – [ALBUM:1293] As crianças do pré-escolar do Centro Infantil de Barcelos tiveram oportunidade de conhecer ‘animais da quinta’ e as duas dinâmicas, em Silveiros. [ALBUM:1295] O Dia Mundial do Animal comemora-se, desde 1931, a 4 de outubro, pois é a data em qua a Igreja celebra São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. Nas várias atividades dinamizadas na Misericórdia de Barcelos, crianças e pessoas idosas tiveram oportunidade de contactar com vários animais, lembrando a importância que estes têm na vida das pessoas, mas também a necessidade das responsabilidades e dos cuidados a ter para os proteger.
Ver Mais
Há uma semana, a 13 de outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) prestou, uma vez mais, homenagem e reconhecimento à Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa. À passagem dos 22 anos desde o falecimento da benemérita, para “recordar quem, de alguma forma, ao longo da História da instituição, foi deixando sementes para que a instituição crescesse”, decorreu uma cerimónia, que contou com a participação de crianças, pessoas idosas, colaboradores e órgãos sociais. Após a eucaristia em sua memória, o provedor da SCMB, Nuno Reis, lembrou que “a História faz-se de muitos que passaram, de muitos que estão, far-se-á também daqueles que virão, é uma História que merece ser reconhecida e agradecida”. “Maria Eva e o seu marido foram pessoas importantes para a SCMB e que significam essa benemerência que hoje em dia, infelizmente, está um pouco passada de moda”, acrescentou o dirigente. [ALBUM:1291] Natural da freguesia de Silveiros, Maria Eva é exemplo de bondade e benemerência para com várias instituições do país, entre elas, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Foi à nossa instituição que confiou a edificação e concretização do Centro Social, em Silveiros, ao qual dá nome. De resto, esta homenagem aconteceu numa altura em que “estamos a concluir aqui [em Silveiros] o maior investimento da história da instituição, que vai permitir ajudar mais pessoas e servirmos ainda melhor a nossa comunidade”, sendo mais um motivo pelo qual “não podemos deixar de agradecer”, conforme sublinhou, ainda, o provedor da SCMB, Nuno Reis.
Ver Mais