s-martinho-celebrado-com-animacao-na-misericordia-de-barcelos

S. Martinho celebrado com animação na Misericórdia de Barcelos

Reza a lenda que, num dia frio e de tempestade, o cavaleiro romano Martinho, deparando-se com um mendigo, cortou a meio a capa que vestia, para com ele partilhar. Perante a generosidade de Martinho, como por milagre, a tempestade desapareceu e o sol surgiu radioso. Eis o que se chama, atualmente, “Verão de S. Martinho”.

A 11 de novembro, comemora-se o Dia de S. Martinho, sendo que a data festiva foi assinalada, previamente – e, este ano, sem sol –, nas unidades operacionais da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Houve castanhas, encontros intergeracionais, partilhas de histórias e memórias, momentos musicais e muita animação.

Lar de Santo André e Lar Nossa Senhora da Misericórdia

Festa conjunta das duas estruturas, com atuação musical do grupo Concertinas do Senhor da Cruz (CCOB), encenação da Lenda de S. Martinho, sem faltar a tradicional fogueira para assar castanhas, seguida de magusto

Magusto_ LSA_ LNSM_ 01

Lar da Misericórdia/Lar Rainha Dona Leonor

Convívio intergeracional - com crianças do Infantário Rainha Santa Isabel – contou com partilha da Lenda de S. Martinho, leitura de quadras e animação musical a cargo do grupo Concertinas de Barcelinhos

Celebração S. Martinho_ LM_ LRDL_ 10

Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Santo António

Tarde de boa disposição e convívio, com animação musical pelo grupo Amigos das Cordas de Barcelos

Celebração Dia de S. Martinho_ UCCI_ 01

Nas unidades operacionais de Educação na Infância, entre decoração a preceito, houve castanhas, brincadeira e a criatividade das crianças foi evidenciada em belos trabalhos.

Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa

Celebração do S. Martinho_ EI_ CSCMENC_ 06